Composição conjunta da rotina diária : um relato sobre protagonismo compartilhado em Educação Infantil
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho surge da seguinte pergunta: Como uma professora que atua na Educação Infantil, mais precisamente, na pré-escola, pode compor a rotina diária de uma turma, de modo a contemplar o protagonismo tanto das crianças quanto o dela, nas relações cotidianas desses sujeitos entre si, com os saberes e os conhecimentos que intermediam essas relações? A resposta a essa pergunta foi sendo elaborada concomitantemente, tanto a partir dos estudos sobre criança e infância (Corsaro, 2011; Sarm ...
O presente trabalho surge da seguinte pergunta: Como uma professora que atua na Educação Infantil, mais precisamente, na pré-escola, pode compor a rotina diária de uma turma, de modo a contemplar o protagonismo tanto das crianças quanto o dela, nas relações cotidianas desses sujeitos entre si, com os saberes e os conhecimentos que intermediam essas relações? A resposta a essa pergunta foi sendo elaborada concomitantemente, tanto a partir dos estudos sobre criança e infância (Corsaro, 2011; Sarmento, 2011; Hohmann, M.; Weikart, D., 2003), cotidiano (Heller, 2004;), rotina (Barbosa, 2006), protagonismo compartilhado (Gaulke, 2012; Meirieu, 1998), participação (Vasconcelos, 2015), planejamento e projetos de trabalho pela via das linguagens geradoras (Junqueira Filho, 2005), quanto da minha atuação como professora-estagiária de um grupo de crianças de cinco a seis anos, ao longo do estágio obrigatório do curso de Pedagogia, entre abril e julho de 2019, numa escola de Educação Infantil da rede municipal de Porto Alegre-RS. Metodologicamente, utilizei como instrumentos de geração de dados, o levantamento bibliográfico e a recuperação, organização, seleção e análise de documentos produzidos durante a realização do estágio, a saber, planejamentos semanais, anotações e reflexões por escrito feitas em diário de campo, relatório final de estágio, fotografias e vídeos. Ao final do estágio, do exercício diário de composição, vivência e avaliação da rotina e dos estudos, concluo que é possível, desejável e necessário convidar as crianças a organizarem a rotina diária, vivenciando na prática os princípios do protagonismo compartilhado entre professor, alunos e conhecimento, me encorajando e as crianças a nos aventurarmos nas reflexões e descobertas para a composição e vivência do nosso cotidiano e rotina na escola de Educação Infantil. Um dos desafios que mais nos provocou e nos exigiu atenção, paciência, delicadeza e dedicação foi em relação ao entendimento do que era consenso e flexibilidade, diante do fluxo de múltiplas e diferentes opiniões, tanto das crianças quanto minhas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License