Escrita de sinais na educação bilíngue de surdos
dc.contributor.advisor | Lopes, Luciane Bresciani | pt_BR |
dc.contributor.author | Fonseca, Bruna Moraes da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T04:13:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206699 | pt_BR |
dc.description.abstract | Como a Escrita de Sinais (ES) é utilizada pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na educação de surdos? Esta é a questão central deste trabalho, que foi desenvolvido na linha de pesquisa dos Estudos Surdos em Educação. O trabalho busca, por meio do objetivo geral, analisar como se dá o uso da ES pelos professores na educação de surdos. Como metodologia, foram realizadas entrevistas com professoras que atuam em uma escola da educação de surdos no município de Porto Alegre. A partir do objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos, sejam eles: 1) identificar como a ES está inserida na prática docente dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na educação de surdos; 2) analisar a relação entre os alunos, a ES e os demais componentes curriculares a partir das entrevistas dos professores; e 3) discutir sobre a utilização da ES na produção de ambientes escolares bilíngues. Para o desenvolvimento das entrevistas, foram elaboradas seis perguntas que possibilitaram que as professoras produzissem narrativas a partir de suas práticas docentes. No primeiro capítulo da pesquisa, é apresentada a introdução, onde trato das minhas experiências e relação com o tema da pesquisa. Para o segundo capítulo, há a explicação sobre as estratégias teórico-metodológicas e uma revisão bibliográfica dos aspectos históricos da educação dos surdos e da ES. No terceiro capítulo, são retomados os objetivos da pesquisa, relacionando-os com os dados obtidos a partir das narrativas das professoras. Este capítulo é dividido em três seções intituladas a partir de falas das entrevistadas: a Escrita da Língua de Sinais está – e precisa estar – presente todos os dias em todas as atividades; Hoje eu não vejo a minha prática docente sem utilizar a Escrita da Língua de Sinais; Com a escrita de sinais, eles se deram conta de que são línguas diferentes e possuem estruturas diferentes. Por fim, a partir das análises dos dados da pesquisa conclui-se que a divulgação, circulação e uso da ES possibilita a produção de um ambiente escolar bilíngue, pois são percebidas em cena as duas línguas, quais sejam: Libras e Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | pt_BR |
dc.title | Escrita de sinais na educação bilíngue de surdos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001113576 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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