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dc.contributor.advisorLopes, Luciane Brescianipt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Bruna Moraes dapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-12T04:13:54Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206699pt_BR
dc.description.abstractComo a Escrita de Sinais (ES) é utilizada pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na educação de surdos? Esta é a questão central deste trabalho, que foi desenvolvido na linha de pesquisa dos Estudos Surdos em Educação. O trabalho busca, por meio do objetivo geral, analisar como se dá o uso da ES pelos professores na educação de surdos. Como metodologia, foram realizadas entrevistas com professoras que atuam em uma escola da educação de surdos no município de Porto Alegre. A partir do objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos, sejam eles: 1) identificar como a ES está inserida na prática docente dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na educação de surdos; 2) analisar a relação entre os alunos, a ES e os demais componentes curriculares a partir das entrevistas dos professores; e 3) discutir sobre a utilização da ES na produção de ambientes escolares bilíngues. Para o desenvolvimento das entrevistas, foram elaboradas seis perguntas que possibilitaram que as professoras produzissem narrativas a partir de suas práticas docentes. No primeiro capítulo da pesquisa, é apresentada a introdução, onde trato das minhas experiências e relação com o tema da pesquisa. Para o segundo capítulo, há a explicação sobre as estratégias teórico-metodológicas e uma revisão bibliográfica dos aspectos históricos da educação dos surdos e da ES. No terceiro capítulo, são retomados os objetivos da pesquisa, relacionando-os com os dados obtidos a partir das narrativas das professoras. Este capítulo é dividido em três seções intituladas a partir de falas das entrevistadas: a Escrita da Língua de Sinais está – e precisa estar – presente todos os dias em todas as atividades; Hoje eu não vejo a minha prática docente sem utilizar a Escrita da Língua de Sinais; Com a escrita de sinais, eles se deram conta de que são línguas diferentes e possuem estruturas diferentes. Por fim, a partir das análises dos dados da pesquisa conclui-se que a divulgação, circulação e uso da ES possibilita a produção de um ambiente escolar bilíngue, pois são percebidas em cena as duas línguas, quais sejam: Libras e Língua Portuguesapt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.titleEscrita de sinais na educação bilíngue de surdospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113576pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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