Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Simone Santos dept_BR
dc.contributor.authorSchmitt, Danielapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-12T04:13:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206679pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema principal o estudo da docência com bebês. A questão norteadora da pesquisa está relacionada à compreensão de quais são as composições que envolvem a profissão professora de bebês. O objetivo central da pesquisa é a reflexão sobre os aspectos constitutivos da docência com bebês. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, o estudo deu-se a partir de bibliografias de pesquisadores que produziram e teorizaram sobre a temática, como Tristão (2004), ​Barbosa (2010), Richter (2010), Duarte (2011), Filho (2013) e Fochi (2013). Também compõem esta pesquisa, entrevistas semi-estruturadas realizadas com três professoras de bebês e crianças pequenas. São três os eixos de análise que surgiram com este estudo, tendo em vista as composições que envolvem a profissão professora de bebês, são eles: a importância do vínculo para a docência, construído através de relações afetivas entre a professora e a criança; a família como parte integrante da docência; e, por fim, questões relacionadas à profissão professora de bebês. Concluiu-se que cabe à docência com bebês embarcar em um espaço de invenção, onde há o desafio de construir uma pedagogia específica para os pequenos, e que os três eixos de análise podem compor a docência com os bebês.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectBebêpt_BR
dc.titleSer professora de bebês : composições que envolvem a profissãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113586pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples