Mostrar el registro sencillo del ítem
Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Simone Santos de | pt_BR |
dc.contributor.author | Schmitt, Daniela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T04:13:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206679 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema principal o estudo da docência com bebês. A questão norteadora da pesquisa está relacionada à compreensão de quais são as composições que envolvem a profissão professora de bebês. O objetivo central da pesquisa é a reflexão sobre os aspectos constitutivos da docência com bebês. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, o estudo deu-se a partir de bibliografias de pesquisadores que produziram e teorizaram sobre a temática, como Tristão (2004), Barbosa (2010), Richter (2010), Duarte (2011), Filho (2013) e Fochi (2013). Também compõem esta pesquisa, entrevistas semi-estruturadas realizadas com três professoras de bebês e crianças pequenas. São três os eixos de análise que surgiram com este estudo, tendo em vista as composições que envolvem a profissão professora de bebês, são eles: a importância do vínculo para a docência, construído através de relações afetivas entre a professora e a criança; a família como parte integrante da docência; e, por fim, questões relacionadas à profissão professora de bebês. Concluiu-se que cabe à docência com bebês embarcar em um espaço de invenção, onde há o desafio de construir uma pedagogia específica para os pequenos, e que os três eixos de análise podem compor a docência com os bebês. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Bebê | pt_BR |
dc.title | Ser professora de bebês : composições que envolvem a profissão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001113586 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (36987)Tesinas Pedagogía (1396)