“Mas que problema tu tem?” : narrativas de mães de crianças e adolescentes com deficiência
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de Conclusão de Curso se trata de uma pesquisa de cunho qualitativo, que tem por objetivo identificar como a deficiência constitui modos de ser mulher-mãe e quais as redes de apoio que se fazem presentes nestas maternidades. Para responder a estas perguntas, foi produzido um material a partir de cinco encontros do Grupo das Famílias que se reúne em uma Escola Especial no município de Porto Alegre. Esse material contou inclusive com a realização de entrevistas com as participantes. ...
Este trabalho de Conclusão de Curso se trata de uma pesquisa de cunho qualitativo, que tem por objetivo identificar como a deficiência constitui modos de ser mulher-mãe e quais as redes de apoio que se fazem presentes nestas maternidades. Para responder a estas perguntas, foi produzido um material a partir de cinco encontros do Grupo das Famílias que se reúne em uma Escola Especial no município de Porto Alegre. Esse material contou inclusive com a realização de entrevistas com as participantes. O Grupo tem como objetivo ser um espaço de acolhimento para as famílias por meio da arte. As mulheres da pesquisa possuem idades entre 36 e 69 anos e seus filhos ocupam a faixa etária de 8 a 18 anos de idade. Como referencial teórico este trabalho teve como base autores que dialogassem com este tema, como Cavalcante (2003) e ativistas da inclusão. As análises mostram que a maternidade destas mulheres se constitui de maneira solitária, com o abandono das atividades antes realizadas, incluindo o trabalho remunerado. A presença de poucos parceiros com quem possam compartilhar as tarefas é outro aspecto importante vivenciado por essas mulheres. O cotidiano delas é marcado pela dedicação exclusiva com relação aos cuidados dos filhos. A principal rede de apoio que possuem é a escola A mesma tem papel fundamental, sendo o grupo um lugar para as mães ressignificarem sentimentos, dividirem batalhas diárias e usufruírem de um espaço de compartilhamento de vivências e trajetórias. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License