Show simple item record

dc.contributor.advisorTeixeira, Maria do Rocio Fontourapt_BR
dc.contributor.authorViana, Márcia Lazzaript_BR
dc.date.accessioned2020-02-22T04:22:16Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206239pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo identificar como os professores estão utilizando os recursos de Tecnologia Assistiva, no processo de ensino - aprendizagem nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de aula. A Tecnologia Assistiva é recurso que auxilia no atendimento das crianças com necessidades especiais. As salas de recursos multifuncionais foram implantadas por meio da Portaria Ministerial nº 13/2007, a qual foi destinada para dar suporte técnico e financeiro ao sistema de ensino para garantir o acesso ao ensino regular e a oferta do AEE aos alunos com deficiência. Como arcabouço teórico, buscaram-se temas que tratam da inclusão escolar, Tecnologia Assistiva e Salas de Recursos. O caminho metodológico percorrido foi o da pesquisa-ação, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados, visitas às escolas que possuíam e não possuíam salas de AEE, da rede municipal da cidade de Viamão, e uma oficina de formação para os professores das salas de Atendimento Educacional Especializada. Conclui-se que, apesar de todo o esforço e comprometimento por parte dos professores no atendimento dos alunos, a utilização das Tecnologias Assistivas ainda necessita de um aprofundamento mais técnico para auxiliar na indicação e utilização destes recursos para assessorar no desenvolvimento do ensino com estes alunos.pt_BR
dc.description.abstractThe present article’s objective was identify how teachers have being utilizyng the Asssitive Technology’s resources during the learning process inside classrooms and Specialized Educational Services rooms. Assistive Technology is a resource that assists in the care of children with special needs. The multifunctional resouses rooms were implement through the Ministerial Order No. 13/2007, which was destinated to offer technical and finacial support to the educational system, aiming to garanting the acess to regular education and the disponibilization of Specialized Educational Services rooms to disabilities students. As a theoretical framework, themes dealing with school inclusion, Assistive Technology and Resource Rooms were searched. The methodological way wandered during the present article was that of the action-research. Utilizying the following instruments of data collection: questionnaires, visits to Viamão city’s municipal schools which have and have not Specialized Educational Services and the analizys of a training workshop for Specialized Educational Services’ teachers. It can be concluded that, despite all the effort and commitment on the part of the teachers in the care of the students, the Assitive Technology usage still needs a deeper technical development in order to auxliate in the indication and utilization of the cited resourses for the aid in the educational process with the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectAssistive technologyen
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectMultifunctional resource roomsen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleO uso das tecnologias assistivas no processo de inclusão de alunos com deficiência nas atividades de ensino e de aprendizagem em sala de atendimento educacional especializadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111536pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record