Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorCavalcanti, Evandro de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-22T04:19:40Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206182pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo investigar a inserção de servidores Técnicos em Educação e Docentes, vinculados ao quadro permanente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que foram alunos de cursos da área de Ciências Agrárias desta universidade em alguma etapa de sua vida acadêmica, seja na graduação ou na pós-graduação. Para isso buscou-se dados funcionais junto à Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRPE e foi consultada a base de dados da Plataforma Lattes do CNPq. A pesquisa, de abordagem predominantemente qualitativa, mostrou que a universidade forma profissionais com competência suficiente para inclusive absorver parte de seus próprios egressos em seu quadro funcional. Identificou-se que, no quadro de servidores, tanto no Nível Médio, como no Superior Tecnológico e no Magistério Superior, há profissionais da área de Ciências Agrárias que são egressos da UFRPE. A maior parte desses profissionais tem qualificação superior à exigida para ingresso no cargo e, em sua maioria, a obtiveram após o ingresso no quadro de servidores da UFRPE. Conclui-se que a Universidade Federal Rural de Pernambuco cumpre seu papel na formação de profissionais na área de Ciências Agrárias, inserindo profissionais com competência inclusive para atuação em seus próprios quadros.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the performance of Education Technicians and Professors, linked to the permanent staff of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), who were undergraduate or postgraduate students of Agrarian Sciences courses at this university. For this, we sought functional data from the Dean of People Management at UFRPE and consulted the CNPq Lattes Platform database. The predominantly qualitative research showed that the university trains professionals with sufficient competence to even absorb part of its own graduates onto its staff. Graduates of UFRPE’s Agrarian Sciences were found in the staff, both at the High School level and at the Technical and Teaching-oriented Higher Education. Most of them have higher qualifications than those required to enter the position and most obtained it after joining UFRPE's staff. In conclusion, the Federal Rural University of Pernambuco fulfills its role in the formation of professionals in the field of Agrarian Sciences, educating people with competence enough to even join its’ own staff.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências agráriaspt_BR
dc.subjectGraduatesen
dc.subjectAluno egressopt_BR
dc.subjectIntegration to workforceen
dc.subjectInserção profissionalpt_BR
dc.subjectAgrarian Sciencesen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.titleDa formação ao profissional : uma investigação sobre a atuação dos egressos de ciências agrárias no quadro de profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111484pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples