Casas modernas em série; projeto, fabricação e montagem de casas pré-fabricadas : Prouvé, Rapson, Eames, Soriano, Ellwood & Mapa conforme três sistemas de pré-fabricação
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Esta dissertação pretende, através da observação de habitações unifamiliares estabelecidas a partir de componentes pré-fabricados, investigar e relacionar três diferentes sistemas de pré-fabricação – fechado, aberto e flexibilizado. A pesquisa baseia-se na análise de dez casas situadas em três diferentes contextos: primeiramente, casas de autoria de Jean Prouvé, na França marcada pela penúria das grandes guerras; depois, de Ralph Rapson, Charles & Ray Eames, Raphael Soriano e Craig Ellwood, na ...
Esta dissertação pretende, através da observação de habitações unifamiliares estabelecidas a partir de componentes pré-fabricados, investigar e relacionar três diferentes sistemas de pré-fabricação – fechado, aberto e flexibilizado. A pesquisa baseia-se na análise de dez casas situadas em três diferentes contextos: primeiramente, casas de autoria de Jean Prouvé, na França marcada pela penúria das grandes guerras; depois, de Ralph Rapson, Charles & Ray Eames, Raphael Soriano e Craig Ellwood, na Califórnia do boom econômico estadunidense; e, finalmente, do estúdio coletivo Mapa, no Centro-Sul do Brasil contemporâneo. Essas casas, em geral, são formadas por conjuntos de componentes préfabricados leves, montados uns aos outros por meio de processos construtivos atípicos e de rápida execução; em outras palavras, trata-se de casas pré-fabricadas. A pesquisa revela o trabalho de arquitetos interessados em romper com métodos construtivos consolidados e mais tradicionais, e interessados no desenvolvimento de sistemas alternativos em que processos construtivos, historicamente realizados nos canteiros de obra, são transferidos – e antecipados – para o ordenado ambiente industrial. Do princípio do século XX em diante, o tema da fabricação de casas – da casa como um conjunto de componentes pré-fabricados e, possivelmente, da casa como um objeto reprodutível – foi revisitado por arquitetos situados em diferentes contextos, animados pela inovação tecnológica e, logicamente, pelos meios de produção de suas épocas. Nesse sentido, os três contextos elencados pelo presente trabalho formam um panorama que expõe diferentes modos – e motivações – para realizar a fabricação de casas. ...
Abstract
This dissertation aims, through the observation of single-family dwellings established from prefabricated components, to investigate and relate three different prefabrication systems – closed, open and flexible. The research is based on the analysis of ten houses located in three different contexts: first, houses by Jean Prouvé, in France, marked by the scarcity of the great wars; later, by Ralph Rapson, Charles & Ray Eames, Raphael Soriano and Craig Ellwood, in California, through US’s economi ...
This dissertation aims, through the observation of single-family dwellings established from prefabricated components, to investigate and relate three different prefabrication systems – closed, open and flexible. The research is based on the analysis of ten houses located in three different contexts: first, houses by Jean Prouvé, in France, marked by the scarcity of the great wars; later, by Ralph Rapson, Charles & Ray Eames, Raphael Soriano and Craig Ellwood, in California, through US’s economic boom; and finally, by the collective studio Mapa, in south-central contemporary Brazil. These houses, generally, are formed of sets of lightweight prefabricated components, assembled together through atypical and fast-running construction processes; in other words, these are prefabricated houses. The research reveals the work of architects interested in breaking with more traditional and consolidated building methods, and interested in the development of alternative systems in which construction processes, historically carried out on construction sites, are transferred – and anticipated – to the orderly industrial environment. From the early twentieth century onwards, the theme of house fabrication – of the house as sets of prefabricated components and, possibly, of the house as a reproducible object – was revisited by architects situated in different contexts, animated by technological innovation and, logically, by the means of production of their times. In this sense, the three contexts listed by this work form a panorama that expose different ways – and motivations – to fabricate houses. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Arquitetura (392)
Este item está licenciado na Creative Commons License