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dc.contributor.advisorSilveira, Nádya Pesce dapt_BR
dc.contributor.authorFreddi, Junior Alessandropt_BR
dc.date.accessioned2020-01-21T04:15:36Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204688pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação é resultado do Mestrado Profissional em Química em rede nacional (PROFQUI/UFRGS). No referencial teórico estão contempladas as questões: pedagógica na qual define-se a Situação de Estudo (SE), metodológica através da Teoria da Aprendizagem Significativa e os conhecimentos, que irão sustentar o produto, através do estudo da Soja. Por se tratar da aplicação de uma SE e tendo por objetivo avaliar a viabilidade desta na construção de Aprendizagem Significativa conforme a TAS de Ausubel, classifica-se esta pesquisa como qualitativa do tipo exploratória, sendo utilizado o método da pesquisa-ação. Um dos objetivos deste programa de mestrado é a elaboração de um produto educacional, e, o produto elaborado por este autor é a SE, que visa trabalhar, de forma interdisciplinar, conceitos Químicos, aspectos históricos, geográficos, biológicos, conhecimentos artísticos e matemáticos, utilizando como tema a cultivar soja. O objetivo foi avaliar se a Situação de Estudo é um bom método na construção de Aprendizagem Significativa conforme TAS de Ausubel. A análise da ocorrência ou não de aprendizagem significativa utilizou como instrumentos pré-teste e pós-teste, observações da prática e redação elaborada pelos alunos. Os conhecimentos observados nos testes e nas redações foram categorizados e organizados em quadros para análise. Pode-se perceber evidências de que a SE foi capaz de gerar interesse dos alunos através do tema, por ser este da realidade local, facilitando e incentivando o processo de busca pelo conhecimento, cumprindo uma das condições propostas por Ausubel em sua teoria, de que o aprendiz precisa estar disposto a relacionar o material com o seu conhecimento. Outra condição também foi observada através das respostas do pré-teste, que evidenciaram existência de subsunçores para aprendizagem significativa. Cumprindo as três condições da TAS, através dos resultados do pós-teste e análise das redações sobre a Soja, observou-se acréscimo na qualidade do conhecimento referente aos temas propostos na SE, evidenciando que o material construído e aplicado foi potencialmente significativo.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is the result of the Professional Master in Chemistry at the National Network (PROFQUI / UFRGS). No theoretical framework is contemplated as questions: qualified pedagogical in Study Situation (SE), methodological method of Meaningful Learning Theory and the students, who support the product, follow the study of Soy. Because it is an ES application and for the purpose of evaluating the feasibility of this Ausubel Significant Learning construction according to AAS, this research should be classified as exploratory, using the action research method. One of the objectives of this master's program is the elaboration of an educational product, and the product elaborated by this author is an SE, which aims to work, in an interdisciplinary way, chemical concepts, historical, geographical, biological, artistic and mathematical studies, using as a theme cultivate soybean. The objective was to evaluate if the Study Situation is a good method of constructing Meaningful Learning according to Ausubel TAS. The analysis of the occurrence or not of meaningful learning used as pretest and posttest instruments, practical applications and writing by students. The knowledge observed in the tests and reductions was categorized and organized into tables for analysis. One can see the perception that in SE it was possible to generate interest of students using the theme, for example, local reality, facilitating and encouraging the process of knowledge search, fulfilling one of the conditions applied by Ausubel in his theory, that the The learner needs to be willing to relate the material to their knowledge. Another condition was also observed through pretest responses, which evidenced the existence of subsumers for meaningful learning. By fulfilling as three TAS conditions, through post-test results and Soybean reductions analysis, you can test the quality of knowledge regarding the proposed SE themes, highlight what material is constructed and potentially significant potential.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectStudy situationen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectSojapt_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectSoybean cultureen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectConceitos químicospt_BR
dc.subjectChemical conceptsen
dc.titleA soja como tema interdisciplinar para a aprendizagem de conceitos químicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109458pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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