Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGregório, José Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Rochele da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-21T04:15:31Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204681pt_BR
dc.description.abstractMuitos alunos do Ensino Médio apresentam baixo desempenho nos conceitos de Estequiometria. Este desempenho também desencadeia um baixo rendimento na disciplina de Química e, consequentemente, baixo rendimento no curso, levando alguns alunos à evasão escolar. O presente trabalho buscou diagnosticar as causas das dificuldades apresentadas pelos alunos de nível médio quanto ao conteúdo de Estequiometria. Para tanto, foi aplicado um questionário estruturado a alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio. Foram obtidas 109 respostas que auxiliaram na identificação das principais causas destas dificuldades. Com base nestes resultados, foi proposto o desenvolvimento de um jogo didático do tipo quiz, para auxiliar o ensino de Estequiometria e minimizar as causas do baixo desempenho dos alunos neste conteúdo. O jogo didático, denominado EsteQuiz, foi desenvolvido para plataformas Android e Web, com auxílio do Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância da Universidade Federal do Rio grande do Sul – NAPEAD/UFRGS, permitindo que os alunos façam uso em seus dispositivos móveis em qualquer lugar, não restrito ao uso em sala de aula. Com o progresso no jogo, o jogador obtém parcelas de um mapa conceitual de Estequiometria, que o auxilia no seu avanço no próprio jogo, como também nos estudos posteriores. O mapa conceitual foi elaborado para relacionar os principais conceitos de Estequiometria e apresentar um algoritmo de resolução de problemas estequiométricos para guiar o aluno na elaboração do pensamento lógico.pt_BR
dc.description.abstractMany high school students present poor performance on Stoichiometry. This performance also triggers a low return in the subject of Chemistry and, consequently, low return in the course, leading some students to school dropout. The present work sought to diagnose the causes of the difficulties presented by the students regarding the content of Stoichiometry, applying a survey to first and second year of high school students. Based on a total of 109 responses, it was proposed the development of a didactic quiz type game, to assist the learning of Stoichiometry and minimizing the causes of the low performance of students in this content. The didactic game, called EsteQuiz, was developed for Android and Web platforms, with the support of NAPEAD/UFRGS, allowing the student to make use of their mobile devices anywhere, not restricted to use in the classroom. Upon progress in the game, the player obtains parts of a conceptual map of Stoichiometry, which assists him in his advancement in the game, as well as in later studies. The conceptual map was elaborated to relate the main concepts of Stoichiometry and to present an algorithm to solve Stoichiometric problems guiding the students in the elaboration of logical thinking.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectChemistry educationen
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectDidactic gameen
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectConceptual mapen
dc.titleDiagnóstico de dificuldades de aprendizagem relacionadas ao estudo da estequiometria com alunos do ensino médio da rede pública estadual do rio grande do sul e proposta de estratégia didáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109410pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples