Atribuir e corrigir : significados das violências na construção das identidades sexuais e de gênero de jovens de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho trata das violências relacionadas às identidades sexuais e de gênero na juventude. Buscou-se responder à questão: Como os jovens significam as violências relacionadas à construção das suas identidades sexuais e de gênero? Para a coleta de dados, como recurso metodológico, foram realizados nove grupos focais com 76 jovens de 16 a 22 anos em cinco Escolas Estaduais de Ensino Médio de Porto Alegre. O objetivo geral foi compreender quais são as principais formas de significar essas vi ...
Este trabalho trata das violências relacionadas às identidades sexuais e de gênero na juventude. Buscou-se responder à questão: Como os jovens significam as violências relacionadas à construção das suas identidades sexuais e de gênero? Para a coleta de dados, como recurso metodológico, foram realizados nove grupos focais com 76 jovens de 16 a 22 anos em cinco Escolas Estaduais de Ensino Médio de Porto Alegre. O objetivo geral foi compreender quais são as principais formas de significar essas violências nas falas dos jovens participantes. Mais especificamente, buscou-se identificar as expectativas sociais sentidas pelas e pelos jovens em relação às suas identidades sexuais e de gênero, bem como quais conflitos se colocavam frente a essas expectativas. Também buscou-se apontar quais reações ao não cumprimento dessas expectativas são vistos como violências por eles e compreender quais significados vinculam às violências. Obteve-se como resultado duas tipologias de significados dados. A primeira diz respeito às violências que visam a atribuir identidades ou significados às identidades com as quais esses jovens não se identificam. Este tipo está relacionado à produção de identidades pela rotulagem e diferenciação. A segunda diz respeito às violências significadas como buscando corrigir identidades desviantes. Este tipo está vinculado à perspectiva da juventude enquanto período de ensaio e erro, passível de correção. ...
Abstract
This thesis analyses violence related to sexual and gender identities during youth. The question aimed to be answered was: How do young men and women signify violences related to the construction of their sexual and gender identities? To collect related information, as a resource nine focal groups with 76 young men and women at the age of 16 to 22 years old where analyzed, in five public School institutions, in Porto Alegre. The general objective was to understand how these young participants s ...
This thesis analyses violence related to sexual and gender identities during youth. The question aimed to be answered was: How do young men and women signify violences related to the construction of their sexual and gender identities? To collect related information, as a resource nine focal groups with 76 young men and women at the age of 16 to 22 years old where analyzed, in five public School institutions, in Porto Alegre. The general objective was to understand how these young participants signify the aforementioned violences, in their discourses. More specifically, it was aimed to identify social expectations felt by them about their gender and sexual identities, as well as which conflicts appeared in face of non-accomplishment of these expectations. Furthermore, it was sought to point out which reactions towards these conflicts were considered violent by these young people and to understand which meanings where linked to them. The results pointed out two ways of signifying. The first one comes from understanding violence as a way to assign identities or meanings to those identities the participants are unable to recognize themselves with. The second meaning is related to the understanding of violence as a way to correct or cure deviant identities. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Sociologia (547)
Este item está licenciado na Creative Commons License