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dc.contributor.advisorMoll, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorLopes, Inacira Bomfimpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-17T04:09:31Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204411pt_BR
dc.description.abstractOs zoológicos são espaços não formais com amplo potencial educativo e pedagógico, inclusive relacionado à escola. O objetivo desta pesquisa, de caráter qualitativo, foi investigar qual a relevância do zoológico como território educativo, por meio das formações de professores oferecidas pelo Parque Zoológico da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB). Realizou-se uma análise qualitativa por meio da aplicação de questionários para conhecer a percepção dos professores participantes em relação à importância desses espaços. Também foi realizada entrevista com uma professora para verificar a influência das formações nas suas práticas pedagógicas, a partir das vivências e parcerias em projetos com o zoológico. Percebe-se o quanto os educadores consideram o zoológico um espaço fascinante e enriquecedor, podendo ser utilizado como uma “extensão da sala de aula” e uma ótima oportunidade de contato com a natureza e sua biodiversidade. A partir das formações desenvolvidas, foram se estabelecendo parcerias com algumas escolas e promovendo novos projetos, favorecendo a interface entre o Zoo e as instituições escolares do município de Sapucaia do Sul, construindo a ponte necessária entre esses dois espaços. Constatou-se também a exiguidade da produção acadêmica sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractZoos are non-formal spaces with broad educational and pedagogical potential, including school-related ones. The objective of this qualitative research was to investigate the relevance of the zoo as an educational territory through teacher training offered by the Zoological Park of the Rio Grande do Sul Zoobotanical Foundation (ZBF). A qualitative analysis was performed through the application of questionnaires to know the perception of the participating teachers regarding the importance of these spaces. An interview was also conducted with a teacher to verify the influence of the training on her pedagogical practices, from the experiences and partnerships in projects with the zoo. It realized how much educators consider the zoo a fascinating and enriching space, which can be used as an “extension of the classroom” and a great opportunity for contact with nature and its biodiversity. From the developed training it established partnerships with some schools and promoting new projects, favoring the interface between the Zoo and the school institutions of the city of Sapucaia do Sul. It has the potential to build the necessary bridge between these two spaces. It was also verified the lack of academic production on the subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectZooen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducational territoriesen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectZoologicopt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.titleO zoo como território educativo : desafios, possibilidades e interfaces com a escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109661pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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