Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rogéria Maria Rodrigues dapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:05:20Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203912pt_BR
dc.description.abstractA Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia de ensino que privilegia a ação discente em detrimento da passividade do ensino tradicional, utilizando projetos realistas no ensino de conteúdos acadêmicos. Na ABP, a aquisição de conhecimentos deve ser promovida pelo ensino interdisciplinar, a pesquisa, o trabalho em grupo e a autonomia de cada estudante, em busca de soluções técnicas para a resolução dos problemas que possam surgir ao longo do processo, sob a orientação do professor. No segundo semestre de 2017, discentes do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, foram desafiados a produzirem, por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos, uma cópia de estatueta ou de uma luva hidráulica (luva de correr) em cerâmica, metal e polímero. A presente pesquisa de mestrado possui uma abordagem qualitativa, propondo-se a desvelar as impressões discentes a respeito do uso da ABP, incluindo desafios, conquistas e, sobretudo, as contribuições ou entraves advindos da experiência. Os dados foram obtidos por meio da observação direta, análise de documentos e questionários respondidos pelos discentes e analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo, segundo Bardin (1977), resultando na criação de categorias que delinearam o universo estudado a partir das falas dos discentes. Os resultados obtidos mostram a grande relevância que o uso da ABP nos cursos de Engenharia, especificamente a Engenharia de Materiais, possui como forma de enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem por meio da realização de projetos. O uso da referida metodologia ativa envolve não só os aspectos acadêmicos e técnicos, mas também contribui para a aquisição de atributos, qualificações e habilidades necessárias ao futuro egresso. A pesquisa mostrou que a importância da ABP nas engenharias vem atrelada a uma série de ajustes que devem ser considerados e implementados para que proporcione os resultados satisfatórios. Entre os ajustes, podem ser citados: planejamento, infraestrutura adequada às atividades acadêmicas práticas, maior integração do corpo docente, técnico e gestores, inter-relação entre os conteúdos acadêmicos estudados e o projeto, além da participação, apoio e acompanhamento docente contínuo.pt_BR
dc.description.abstractProject-Based Learning (PBL) is a teaching methodology that emphasizes student action over the passivity of traditional teaching, using realistic projects in the teaching of academic content. In PBL, the acquisition of knowledge should be promoted by interdisciplinary teaching, research, group work, and the autonomy of each student, in search for technical solutions for solving problems that may arise throughout the process, under the guidance of a teacher. In the second semester of 2017, students of the Materials Engineering course of the Federal Rural University of Pernambuco, at the Academic Unit of Cabo de Santo Agostinho, were challenged to produce, by means of Project-Based Learning, a copy of a figurine or a hydraulic glove (running glove), in ceramics, metal and polymer. The present masters’ research has a qualitative approach, aiming to unveil the student's impressions regarding the use of PBL, including challenges, achievements and, above all, the contributions or obstacles arising from experience. The data were obtained by direct observation, analysis of documents and questionnaires answered by the students and analyzed from the perspective of content analysis, according to Bardin (1977), resulting in the creation of categories that delineated the universe studied from the students' speeches. The results show the great relevance that the use of PBL in Engineering courses, specifically Materials Engineering, as a way of enriching the teaching and learning process with projects execution. The use of this active methodology involves not only the academic and technical aspects, but also contributes to the acquisition of attributes, qualifications and skills necessary for future graduates. Research has shown that the importance of PBL in engineering is linked to a number of adjustments that must be considered and implemented to provide satisfactory results. Among the adjustments, the following can be mentioned: planning, adequate infrastructure for practical academic activities, greater integration of professors, technicians and managers, interrelationship between the academic contents studied and the project, as well as continuous participation, support and monitoring of teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProject-Based Learning (PBL)en
dc.subjectEnsino de engenhariapt_BR
dc.subjectEngenharia de materiaispt_BR
dc.subjectEngineering teachingen
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectMaterials engineeringen
dc.subjectModelos de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino por projetospt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em projetos : um olhar sobre a experiência da implementação da ABP em um curso de engenhariapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106398pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples