Metodologias ativas, mídias, projetos e eduscrum : combinando metodologias inovadoras existentes com o uso de mídias
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Neste trabalho irei falar sobre a evolução do sistema educacional desde os primórdios até atualmente, avaliando quais eram os objetivos da escola em cada época. Ao chegar nos dias atuais, tratarei de apresentar o que há de inovador nas metodologias de ensino aprendizagem, em especial as chamadas Metodologias Ativas. Dentre elas, daremos prioridade a metodologia de nome Aprendizagem Baseada em Projetos, mas não de forma convencional e sim, combinada ao framework eduScrum. O eduScrum junto da met ...
Neste trabalho irei falar sobre a evolução do sistema educacional desde os primórdios até atualmente, avaliando quais eram os objetivos da escola em cada época. Ao chegar nos dias atuais, tratarei de apresentar o que há de inovador nas metodologias de ensino aprendizagem, em especial as chamadas Metodologias Ativas. Dentre elas, daremos prioridade a metodologia de nome Aprendizagem Baseada em Projetos, mas não de forma convencional e sim, combinada ao framework eduScrum. O eduScrum junto da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, promove o desenvolvimento de habilidades que vão além da cognitiva, devido a intensa relação promovida entre os membros das equipes eduScrum. Para testar essa abordagem, juntamos duas disciplinas e seus professores, Geografia (Cristiano Lechner) e História (Juliano Lechner), que determinaram tema para um projeto que foi desenvolvido com uma turma de oitavo ano. Depois de entenderem seus papeis como Product Owners, desenvolvemos em conjunto o Product Backlog (lista de atividades). Os alunos foram divididos em dois grupos, passaram por uma reunião de apresentação e formação, então passaram aos Sprints. Ao final, fizemos um levantamento dos dados obtidos em dois formulários aplicados aos alunos, um formulário antes de iniciarem o projeto e outros ao final, a fim de avaliar suas opiniões sobre o uso do eduScrum. ...
Abstract
In this work I will talk about the evolution of the educational system from the beginning to the present, evaluating what were the objectives of the school in each era. Arriving in the present day, I will try to present what is innovative in teaching learning methodologies, especially the so-called Active Methodologies. Among them, we will give priority to the methodology named Project-Based Learning, but not in a conventional way, but, combined with eduScrum framework. EduScrum, together with ...
In this work I will talk about the evolution of the educational system from the beginning to the present, evaluating what were the objectives of the school in each era. Arriving in the present day, I will try to present what is innovative in teaching learning methodologies, especially the so-called Active Methodologies. Among them, we will give priority to the methodology named Project-Based Learning, but not in a conventional way, but, combined with eduScrum framework. EduScrum, together with the Project-Based Learning methodology, promotes the development of skills that go beyond the cognitive, due to the intense relationship promoted among the members of eduScrum teams. To test this approach, we brought together two disciplines and their teachers, Geography (Lechner) and History (Juliano Lechner), who determined the theme for a project to be developed with an eighth grade class. After understanding their roles as Product Owners, we developed the Product Backlog together. The students were divided into two groups, they went through a presentation and training meeting, then went on to the Sprints. At the end, we made a survey of the data obtained in two forms applied to students, one form before starting the project and others at the end, in order to evaluate their opinions on the use of eduScrum. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License