O uso das TICs no ensino das disciplinas da área de linguagens
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O propósito deste trabalho é explorar o uso das mídias na área de linguagens e suas tecnologias nas disciplinas que a compõem, como Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, e Língua Estrangeira Moderna, em especial Espanhol, a fim de facilitar a aprendizagem. Ressaltar os benefícios que as TICS proporcionam ao auxiliar as práticas pedagógicas dos professores e instigar o interesse e a participação dos alunos na realização das atividades escolares, conscientizar sobre a importância ...
O propósito deste trabalho é explorar o uso das mídias na área de linguagens e suas tecnologias nas disciplinas que a compõem, como Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, e Língua Estrangeira Moderna, em especial Espanhol, a fim de facilitar a aprendizagem. Ressaltar os benefícios que as TICS proporcionam ao auxiliar as práticas pedagógicas dos professores e instigar o interesse e a participação dos alunos na realização das atividades escolares, conscientizar sobre a importância de conhecer uma nova língua, interagir e conhecer outras culturas e grupos sociais, com apoio das Mídia, são objetivos de reflexão deste estudo. Assim, a pesquisa apresenta reflexões justificando a importância das diferentes Mídia no cotidiano escolar. A metodologia utilizada é exploratória e descritiva, consiste em destacar por meio de uma pequena sondagem experiências vividas por professores observando seus comportamentos diante do impacto das mudanças que ocorrem devido a importância de atualizarem-se ao novo. Ressalta-se exemplos e proposta de atividades desenvolvidas durante o ano letivo de como fazer com que alunos e professores possam se beneficiar desses recursos em prol de suas necessidades. As diferentes mídia na educação aplicado a alunos de Ensino Fundamental e Médio, facilitam a aprendizagem na aquisição de um novo idioma, dão suporte na realização de atividades que envolve a arte, entre outros. Neste contexto, para atender a expectativa desta pesquisa, como contribuição, espera-se apresentar como os recursos tecnológicos podem ser úteis para a aprendizagem do idioma Espanhol, nas escolas públicas, como também identificar as ferramentas digitais que permitem aproximar as interações entre as realidades presenciais e virtuais que colaboram com a autonomia e o senso crítico do aluno. ...
Abstract
The purpose of this work is to explore the use of media in the area of languages and their technologies in the disciplines that comprise it, such as Portuguese, Literature, Arts, Physical Education and Modern Foreign Language, especially the foreign language Spanish, in order to facilitate learning. To emphasize the benefits that ICTs (Information and Communication Technologies) provide by helping teachers' pedagogical practices and instilling students' interest and participation in school acti ...
The purpose of this work is to explore the use of media in the area of languages and their technologies in the disciplines that comprise it, such as Portuguese, Literature, Arts, Physical Education and Modern Foreign Language, especially the foreign language Spanish, in order to facilitate learning. To emphasize the benefits that ICTs (Information and Communication Technologies) provide by helping teachers' pedagogical practices and instilling students' interest and participation in school activities, raise awareness of the importance of learning a new language, interacting with and learning about other languages cultures and social groups with the support of the media, are reflection purposes of this study. Thus, the research presents reflections justifying the importance of different media in school every day. The methodology used is exploratory and descriptive, which consists of highlighting through a small survey teachers’ experiences by observing their own behaviors before the impact of the changes that occur due to the importance of updating to the new one. Examples and proposals of activities developed during the school year are highlighted as to how students and teachers can benefit from these resources for their needs. The different media in education applied to elementary and middle school students, facilitate learning in the acquisition of a new language and they give support in performing activities involving art, among others. In this context, in order to meet the expectation of this research, as a contribution, it is expected to present how technological resources can be useful for learning the Spanish language in public schools, as well as identifying the digital tools that allow the approach of the interactions between the real and virtual presences that collaborate with the autonomy and the critical sense of the student. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License