A integração ensino-saúde e o desenvolvimento da rede de atenção em saúde bucal da região central e sul de Porto Alegre/RS
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
A organização de serviços de saúde em redes de atenção foi assumida pelo sistema de saúde brasileiro enquanto estratégia político-organizacional na busca de garantir a integralidade do cuidado à saúde. O presente estudo teve por objetivo compreender os efeitos da integração ensino-saúde no desenvolvimento da rede de saúde bucal em quatro gerências distritais da região central e sul do município de Porto Alegre. Foi realizado um estudo de caso com intervenção participante e, a partir da produção ...
A organização de serviços de saúde em redes de atenção foi assumida pelo sistema de saúde brasileiro enquanto estratégia político-organizacional na busca de garantir a integralidade do cuidado à saúde. O presente estudo teve por objetivo compreender os efeitos da integração ensino-saúde no desenvolvimento da rede de saúde bucal em quatro gerências distritais da região central e sul do município de Porto Alegre. Foi realizado um estudo de caso com intervenção participante e, a partir da produção de dados, procedeu-se à análise qualitativa, com base nos fundamentos da Análise do Discurso, para compreender o significado das práticas e como se dá a produção cotidiana de subjetividades: das práticas em saúde inscritas nas características das redes dos territórios, dos processos de trabalho das equipes de saúde bucal e dos problemas a serem identificados e objetivados como passíveis de intervenção na perspectiva da educação permanente em saúde. Foram abordadas as experiências e interfaces no mundo do trabalho entre estudantes e docentes dos cursos de Odontologia e os trabalhadores e gestores da rede de atenção. A produção de dados foi realizada através do diário de campo (DC) e de grupos focais (GF) - de modo a abordar discussões, confrontos e discordâncias entre os participantes, promover trocas e ampliar a interação social. A análise dos resultados possibilitou vislumbrar uma dupla articulação: ao passo que seus atores atravessavam os diferentes domínios, promoviam a problematização das práticas de cuidado e movimentos de aproximação entre as pessoas, em um território que é geográfico na organização das redes, mas é singularmente afetivo. Os pontos de encontro de maior visibilidade desta dobradiça foram as reuniões de saúde bucal (de colegiado, distritais e de educação permanente), que operaram como catalisadoras do trabalho vivo, criando espaços-tempo tanto para a formação de estudantes, como de reorganização do processo de trabalho das equipes. A partir desta dupla função, os espaços de encontro produzem novos sujeitos do e no trabalho, sejam eles futuros profissionais, gestores ou trabalhadores do serviço. São os movimentos em saúde, abarcando os modos de ser e fazer de seus atores, que tornam vivas as redes de cuidado diferentes em cada território, singulares para cada sujeito nesta produção. Assim, a integração ensino-saúde é produtora e produto de si, pois articula processos e nisso se (re)constrói. ...
Abstract
The organization of health services in networks of attention was assumed by the Brazilian health system as a political-organizational strategy in search of guarantee the integrality of health care. The present study aimed to understand the effects of teaching-health integration in the development of the oral health network in four districts in the central and southern regions of the city of Porto Alegre. A case study with participant intervention was carried out and, based on the data productio ...
The organization of health services in networks of attention was assumed by the Brazilian health system as a political-organizational strategy in search of guarantee the integrality of health care. The present study aimed to understand the effects of teaching-health integration in the development of the oral health network in four districts in the central and southern regions of the city of Porto Alegre. A case study with participant intervention was carried out and, based on the data production, a qualitative analysis was carried out, based on the foundations of the Discourse Analysis to understand the meaning of the practices and to highlight how the daily production of subjectivities occurs: health practices inscribed in the characteristics of the territorial networks, the work processes of the health teams and the problems to be identified and objectified as capable of intervention in the perspective of permanent health education. The interfaces in the world of work between students and teachers of Dentistry courses and the workers and managers of the care network were approached. Data production was done through the field diary (DC) and focus groups (GF) - in order to address discussions, confrontations and disagreements among the participants, promote exchanges and broaden social interaction. The analysis of the results made it possible to envisage a double articulation: while its actors crossed the different domains, they promoted the problematization of care practices and movements of approximation between people, in a territory that is geographic in the organization of networks but is singularly affective. The most visible meeting points of this hinge were oral health meetings (collegiate, district and permanent education), which acted as catalysts for living work, creating time-spaces for both student training and reorganization of the work of the teams. From this dual function, the spaces of encounter produce new subjects of the and in the work, be they future professionals, managers or service workers. It is the movements in health, encompassing the ways of being and doing of their actors, which make alive the different nets of care in each territory, unique to each subject in this production, and, thus, the teaching-health integration is a producer and product of itself, because it articulates processes and (re) constructs itself. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
Coleções
-
Ciências da Saúde (9085)Ensino na Saúde (135)
Este item está licenciado na Creative Commons License