Disposições sustentáveis : um olhar biográfico e sociológico para a educação para a sustentabilidade
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2019Author
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Doctorate
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta tese teve como objetivo central defender o argumento de que o patrimônio de disposições de um indivíduo não pode ser compreendido a partir de um período parcelado de sua trajetória biográfica, ou mesmo de um evento isolado de sua vida social. Para a compreensão ampla do patrimônio disposicional de um indivíduo, se faz necessário o remonte de sua biografia sociológica para que, assim, o seu patrimônio de disposições possa ser confrontado com os quadros contextuais plurais pelos quais ele tr ...
Esta tese teve como objetivo central defender o argumento de que o patrimônio de disposições de um indivíduo não pode ser compreendido a partir de um período parcelado de sua trajetória biográfica, ou mesmo de um evento isolado de sua vida social. Para a compreensão ampla do patrimônio disposicional de um indivíduo, se faz necessário o remonte de sua biografia sociológica para que, assim, o seu patrimônio de disposições possa ser confrontado com os quadros contextuais plurais pelos quais ele transitou. Entretanto, a trajetória biográfica dos indivíduos não se constrói por meio da adequação mecânica entre disposições e quadros contextuais, pois como os atores são dotados de capacidades reflexivas, eles podem engendrar processos de pensamento acerca das suas práticas e, assim, transformar a si e as suas trajetórias, dialeticamente. Em outras palavras, esta tese defende o argumento de que a reflexividade media a atualização do patrimônio disposicional, e que essa reflexividade, por sua vez refrata posições morais que o indivíduo possui a partir do lugar que ocupa no espaço social. Em termos teóricos, esta tese remonta à sociologia de Pierre Bourdieu, e a atualiza criticamente por meio das contribuições de Bernard Lahire para debater a heterogeneidade e pluralidade do habitus. Além disso, recorre à noção de reflexividade desses dois autores e as articula com a noção de momentos de crise, apresentada por Luc Boltanski, para avançar com as reflexões acerca da forma que a reflexividade é apresentada por Bourdieu e modificada por Lahire. Ao agregar esses três aportes teóricos, esta tese contribui e avança com o debate acerca da mediação moral que a reflexividade faz na dialética entre estrutura e agência. Em termos metodológicos, para sustentar o argumento proposto, esta tese recorre à construção da biografia sociológica de José Francisco Bernardes Milanez, ambientalista e ativista gaúcho histórico, presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), uma das pioneiras no contexto nacional. O remonte da biografia sociológica de Milanez confirmou as questões epistemo-teóricas que foram argumentadas na tese, à medida em que no decorrer de sua trajetória ficou patente que era a reflexividade mediada por uma moral social que articulou no decorrer da sua biografia sociológica os conflitos que emergiram entre as estruturas objetivas e subjetivas com as quais ele tinha que lidar e suas possibilidades de agência. Em outras palavras, foi a reflexividade, transversalizada por uma moral societária, que fez a mediação entre o patrimônio de disposições de Milanez e os quadros contextuais pelos quais ele transitou no decorrer de sua trajetória. ...
Abstract
This thesis aimed to defend the argument that an individual’s stock of dispositions cannot be fully comprehended based on a segmented period of his biographical trajectory, or even from an isolated event of his social life. For a broader understanding of an individual’s dispositional stock, it is necessary to remount his sociological biography so that his stock of dispositions can be confronted with the plural contextual frameworks through which he lived. Nevertheless, individuals’ biographical ...
This thesis aimed to defend the argument that an individual’s stock of dispositions cannot be fully comprehended based on a segmented period of his biographical trajectory, or even from an isolated event of his social life. For a broader understanding of an individual’s dispositional stock, it is necessary to remount his sociological biography so that his stock of dispositions can be confronted with the plural contextual frameworks through which he lived. Nevertheless, individuals’ biographical trajectories are not constructed through a mechanical adequacy between dispositions and contextual frameworks, insofar as actors are endowed with reflexive capacities, they can engender reflexive processes about their practices and, hence, to change themselves and their trajectories dialectically. This thesis defends the argument that reflexivity mediates the updating process of individuals’ stock of dispositions, and that this reflexivity, in turn, refracts moral positions the individual holds, which come from the place he occupies in the social space. In theoretical terms, this thesis takes advantage of Pierre Bourdieu's sociology, and critically updates it through Bernard Lahire's contributions to debate the heterogeneity and plurality of the habitus. Furthermore, it employs the notion of reflexivity from these two authors and articulates it with the idea of moments of crisis presented by Luc Boltanski to advance the reflections about the way reflexivity is depicted by Bourdieu and modified by Lahire. By aggregating these three theoretical apparatuses, this thesis contributes and advances with the debate about the moral mediation that reflexivity makes in the dialectics between structure and agency. In methodological terms, to support the argument proposed, this thesis builds sociological biography of José Francisco Bernardes Milanez, historical environmentalist and activist from Rio Grande do Sul, president of the Gaucha Association for the Protection of the Natural Environment, one of the pioneering associations for the cause in Brazil. The background of Milanez's sociological biography confirmed the epistemo-theoretical issues brought forward and defended by this thesis, inasmuch as throughout his trajectory it became clear that the reflexivity mediated by a social morality that enabled him to articulate the conflicts emerging between the objective and subjective structures and his possibilities for agency throughout his sociological biography. In other words, it was the reflexivity transversalized by a societal morality that mediated Milanez's processes of socialization taking place in order to build the interaction between his stock of dispositions and the contextual frameworks through which he transited during his social trajectory. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Collections
-
Applied and Social Sciences (6061)Administration (1951)
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