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dc.contributor.advisorFlores, Rafael Kruterpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Luís Evandro Timôtheo dapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T03:59:36Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202283pt_BR
dc.description.abstractA integração ensino e saúde teve seu significado reverberado no ano de 2004, com a instituição da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). O presente estudo tem por objetivo identificar as ações adotadas pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), maior instituição pública do Sul do país com atendimento 100% SUS, para atender à proposta ético-pedagógica da PNEPS, mecanismo potencialmente transformador das práticas laborais e estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para o desenvolvimento de seu maior ativo: o capital humano. Trata-se de uma pesquisa descritiva, analítico-observacional, eminentemente documental, estruturada a partir da coleta de dados secundários. Foi possível, a partir da análise do conteúdo teórico-metodológico, identificar os avanços e os desafios na implantação de espaços e mecanismos de gestão colegiada, pensar elementos e práticas em torno da Política de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento institucional e refletir sobre as práticas de Recrutamento Interno e valorização dos profissionais de saúde, ações adotadas pelo GHC para fortalecer a gestão participativa, a educação corporativa e a democratização das relações de trabalho – um desafio audacioso, mas possível.pt_BR
dc.description.abstractLa integración enseñanza y salud tuvo su significado reverberado en el año 2004, con la institución de la Política Nacional de Educación Permanente en Salud (PNEPS). El presente estudio tiene por objetivo identificar las acciones adoptadas por el Grupo Hospitalar Conceição (GHC), la mayor institución pública del Sur del país con atención 100% SUS, para atender a la propuesta ético-pedagógica de la PNEPS, mecanismo potencialmente transformador de las prácticas laborales y estrategia del gobierno Sistema Único de Salud (SUS) para el desarrollo de su mayor activo: el capital humano. Se trata de una investigación descriptiva, analítico-observacional, eminentemente documental, estructurada a partir de la recolección de datos secundarios. A partir del análisis del contenido teórico-metodológico, fue posible, identificar los avances y los desafíos en la implantación de espacios y mecanismos de gestión colegiada, pensar elementos y prácticas en torno a la Política de Planificación, Evaluación y Desarrollo institucional y reflexionar sobre las prácticas de Reclutamiento Interno y valorización de los profesionales de la salud, acciones adoptadas por el GHC para fortalecer la gestión participativa, la educación corporativa y la democratización de las relaciones de trabajo - un desafío audaz, pero posible.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectGestão em saúdept_BR
dc.titleEducação, saúde e trabalho : elementos e práticas da política nacional de educação permanente em saúde no maior complexo hospitalar do Sul do paíspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106177pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública UABpt_BR


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