Dispositivos móveis na educação : desafios e o processo de ensino e aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A presente monografia aborda dispositivos móveis na educação: desafios e o processo de ensino e aprendizagem. O problema da pesquisa que deu origem a esse tema foi como os professores estão utilizando os dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem com seus alunos. O referencial teórico se sustentou em autores que tratam sobre a incorporação e utilização dos dispositivos móveis aos processos educativos, o ambiente de aprendizagem deixa de ser somente na sala de aula, integração de t ...
A presente monografia aborda dispositivos móveis na educação: desafios e o processo de ensino e aprendizagem. O problema da pesquisa que deu origem a esse tema foi como os professores estão utilizando os dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem com seus alunos. O referencial teórico se sustentou em autores que tratam sobre a incorporação e utilização dos dispositivos móveis aos processos educativos, o ambiente de aprendizagem deixa de ser somente na sala de aula, integração de todos os espaços e tempos, as tecnologias digitais podem auxiliar os educandos a serem mais empreendedores, inovadores no desenvolvimento de suas tarefas, interação em torno do conhecimento, completam tarefas passivas e de memória, cultivam habilidades complexas, docentes ganham novas formas de ensinar, incentivar a aprendizagem e pensamento, o ensinar e o aprender acontece de uma interligação simbiótica, ou seja, mundo físico e virtual. Para responder ao problema pesquisa e atender a seus objetivos, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, na qual participaram professores e alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul (RS). Os instrumentos de coleta de dados foram observações de questionários semiestruturados respondidos pelos sujeitos da pesquisa. Como resultado constatou-se que, as tecnologias digitais já são de uso contínuo no cotidiano dos docentes e discentes. Assim busca-se ampliar a utilização desses recursos, integrando-os ao processo de ensino e aprendizagem. ...
Abstract
This monograph discusses mobile devices in education: challenges and the teaching and learning process. The research problem that gave rise to this theme was how teachers are using mobile devices in the process of teaching and learning with their students. The theoretical framework was based on authors who deal with the incorporation and use of mobile devices in educational processes, the learning environment ceases to be only in the classroom, integration of all spaces and times, digital techn ...
This monograph discusses mobile devices in education: challenges and the teaching and learning process. The research problem that gave rise to this theme was how teachers are using mobile devices in the process of teaching and learning with their students. The theoretical framework was based on authors who deal with the incorporation and use of mobile devices in educational processes, the learning environment ceases to be only in the classroom, integration of all spaces and times, digital technologies can help students to are more entrepreneurial, innovative in the development of their tasks, interaction around knowledge, complete passive tasks and memory, cultivate complex skills, teachers gain new ways of teaching, encourage learning and thinking, teaching and learning happens from an interconnection symbiotic, that is, physical and virtual world. In order to answer the research question and to meet its objectives, a qualitative research was developed, in which teachers and students of the second year of high school of a public school, located in the interior of the state of Rio Grande do Sul (RS), participated. The instruments of data collection were observations of semi-structured questionnaires answered by the subjects of the research. As a result it was found that digital technologies are already of continuous use in the daily life of teachers and students. Thus, it is sought to increase the use of these resources, integrating them into the teaching and learning process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License