O movimento Escola sem Partido na percepção dos servidores técnico-administrativos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Esta pesquisa versa sobre a opinião dos servidores técnico-administrativos da Faculdade de Educação a respeito das possíveis implicações sobre a democracia e a autonomia universitária que teriam os Projetos de Lei inspirados no Movimento Escola Sem Partido (MESP), caso aprovados. Para tanto, o presente estudo, de natureza exploratória,analisou os fundamentos que substanciam as propostas do MESP, bem como os Projetos de Lei 867/015 e 193/2016, nele inspirados. Para saber qual a opinião dos servi ...
Esta pesquisa versa sobre a opinião dos servidores técnico-administrativos da Faculdade de Educação a respeito das possíveis implicações sobre a democracia e a autonomia universitária que teriam os Projetos de Lei inspirados no Movimento Escola Sem Partido (MESP), caso aprovados. Para tanto, o presente estudo, de natureza exploratória,analisou os fundamentos que substanciam as propostas do MESP, bem como os Projetos de Lei 867/015 e 193/2016, nele inspirados. Para saber qual a opinião dos servidores sobre o conteúdo substantivo do MESP, dos referidos projetos e das possíveis implicações que podem trazer para a UFRGS, utilizou-se de um questionário como instrumento de coleta específico, o Google Forms. Foi possível concluir da pesquisa que, segundo os pesquisados, a aprovação de tais Projetos de Lei poderia impactar negativamente no processo democrático da instituição e teriam interferência direta em suas atividades profissionais. Ademais, foi possível inferir que as premissas da universidade em busca de uma sociedade mais justa e democrática sofreriam possível impacto negativo.A partir do que foi obtido, faz-se necessário uma pesquisa mais ampla a respeito do assunto. ...
Abstract
This research deals with the opinion of the administrative public servers of the Faculty of Education regarding the possible implications for democracy and university autonomy that would have the bills inspired by the Movement Without a Party (MESP), if approved. To this end, the present exploratory study analyzed the fundamentals underlying the MESP proposals, as well as the Law Projects 867/015 and 193/2016, inspired by it. In order to know the opinion of the servers on the substantive conten ...
This research deals with the opinion of the administrative public servers of the Faculty of Education regarding the possible implications for democracy and university autonomy that would have the bills inspired by the Movement Without a Party (MESP), if approved. To this end, the present exploratory study analyzed the fundamentals underlying the MESP proposals, as well as the Law Projects 867/015 and 193/2016, inspired by it. In order to know the opinion of the servers on the substantive content of MESP, the mentioned projects and the possible implications they can bring to UFRGS, a questionnaire was used as a specific collection instrument, Google Forms. It was possible to conclude from the research that, according to those surveyed, the approval of such Law Projects could negatively impact the institution's democratic process and would have direct interference in their professional activities. In addition, it was possible to infer that the assumptions of the university in search of a more just and democratic society would suffer a possible negative impact. From what was obtained, a broader research on the subject is necessary. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License