Os indicadores de infecção hospitalar e a educação permanente em saúde : uma análise da educação na redução dos indicadores de infecção primária relacionada ao cateter venoso central
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Introdução: As infecções hospitalares constituem grave problema de saúde pública mundial. Objetivo: O objetivo deste estudo foi o de verificar de que forma a Educação Permanente em Saúde pode contribuir para a diminuição dos indicadores de infecção primária relacionada ao cateter venoso central em um hospital público e universitário da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Método: Foram empregados dados referentes aos indicadores de infecção primária relacionada ao cateter venoso central e ...
Introdução: As infecções hospitalares constituem grave problema de saúde pública mundial. Objetivo: O objetivo deste estudo foi o de verificar de que forma a Educação Permanente em Saúde pode contribuir para a diminuição dos indicadores de infecção primária relacionada ao cateter venoso central em um hospital público e universitário da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Método: Foram empregados dados referentes aos indicadores de infecção primária relacionada ao cateter venoso central e às ações de educação com o mesmo tema, de informações dos Relatórios de Indicadores de Infecção Hospitalar, dos Relatórios de Gestão e Administração e das Querys (banco de dados) de capacitação, relativas aos anos de 2014 a 2017. Resultados: Os resultados mostram que o indicador de infecção primária apresentou redução de 4,21 para 3,0 infecções por 1000 procedimentosdia, de 2014 a 2017. As ações educativas relacionadas ao emprego de cateter venoso central aumentaram no período, como houve um aumento nas capacitações realizadas, no número de participantes e participações nas atividades (quatro vezes mais) em 2017. Houve também um público alvo mais abrangente, em que a enfermagem representou 38% dos profissionais capacitados, seguida pelos médicos (31%) e técnicos em enfermagem (25%). Conclusão: As capacitações realizadas, juntamente com as outras ações, auxiliaram na redução dos indicadores de infecção por cateter venoso central. ...
Abstract
Introduction: Hospital infections are a serious public health problem worldwide. Objective: The objective of this study was to verify how Permanent Health Education can contribute to the reduction of indicators of primary infection related to the central venous catheter in a public university hospital in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. Method: Data related to indicators of primary infection related to the central venous catheter and to education actions with the same theme ...
Introduction: Hospital infections are a serious public health problem worldwide. Objective: The objective of this study was to verify how Permanent Health Education can contribute to the reduction of indicators of primary infection related to the central venous catheter in a public university hospital in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. Method: Data related to indicators of primary infection related to the central venous catheter and to education actions with the same theme were used from the Hospital Infection Indicator Reports, the Management and Administration Reports and the Querys (database) years from 2014 to 2017. Results: The results show that the primary infection indicator presented a reduction from 4.21 to 3.0 infections per 1000 procedures-day from 2014 to 2017. The educational actions related to the use of central venous catheters increased during the period, with an increase in training, number of participants and participation in activities (four times more) in 2017. There was also a more comprehensive target audience, where nursing accounted for 38% of trained professionals, followed by physicians (31%) and nursing technicians (25%). Conclusion: The inservice training performed, along with other actions, helped to reduce the central venous catheter infection indicators. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde (UAB).
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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