Navegação Química em Rede Nacional - ProfQui por Assunto "Chemistry Teaching"
Resultados 1-12 de 12
-
Conteúdos cordiais no ensino de química : o café, a erva-mate e a cafeína em uma abordagem humanizada
(2020) [Dissertação]O consumo do café iniciou na região da atual Etiópia por cabras que ingeriam os frutos e as folhas de uma planta até então desconhecida. Já o uso da espécie vegetal ervamate, começou pelos índios guaranis antes da chegada ... -
Contextualização no ensino de química : estudando a tabela periódica e os elementos metálicos através de uma sequência didática com a temática alimentação
(2020) [Dissertação]Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de um produto educacional, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional– PROFQUI-UFRGS, linha de pesquisa Química da vida. A proposta é ... -
Cultivo do melão gaúcho : o ensino de química a partir de uma abordagem CTS
(2023) [Dissertação]A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI da UFRGS, foi aplicada em uma escola pública do município de Nova Santa Rita/RS, o qual é reconhecido como um dos ... -
O ensino de química através do aplicativo “química na mão - cinética : uma apostila interativa ao alcance do aluno
(2021) [Dissertação]Estudos indicam que alunos apresentam dificuldades de aprendizagem no estudo de Cinética Química. As atuais demandas de ensino e aprendizagem consideram as tecnologias digitais, acessíveis a professores e alunos, como ... -
Hormônios sexuais e química : uma proposta para o ensino de química orgânica
(2021) [Dissertação]Na sociedade do conhecimento e da tecnologia, é preciso repensarmos o papel da escola, mais especificamente em relação as metodologias de ensino aprendizagem, pois o ensino de química se depara com inúmeros objetos de ... -
Polímeros no Ensino de Química : do natural ao sintético
(2023) [Dissertação]Este estudo relata uma pesquisa desenvolvida dentro do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI no Polo Regional da UFRGS, e teve como objetivo buscar possibilidades que auxiliem os docentes ... -
Produção de “vídeo-lista” como ferramenta de apoio à aprendizagem de estequiometria
(2020) [Dissertação]O conteúdo de Estequiometria, estudado na disciplina de Química durante o ensino médio (EM), geralmente é visto pelos estudantes como uma matéria de difícil aprendizagem. Isso pôde ser observado através da minha experiência ... -
A química das abelhas : uma oficina temática para revisão de conceitos de química orgânica
(2023) [Dissertação]Esta investigação teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma oficina temática com ênfase no assunto “abelhas”, visando a revisão de alguns conteúdos da Química Orgânica abordada no ensino médio. A oficina temática, ... -
Realidade aumentada no ensino de química : proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações iônicas e covalentes na primeira série do ensino médio
(2023) [Dissertação]Os estudantes frequentemente se deparam com leis e conceitos altamente abstratos na química e precisam estabelecer conexões entre esses conceitos e os fenômenos observados, destacando a importância da capacidade de ... -
Sequência didática para o ensino de Cinética Química : uma perspectiva investigativa e experimental usando podcast em busca da aprendizagem significativa
(2022) [Dissertação]A Cinética Química, no ensino médio, muitas vezes, é tratada de forma memorística de mera aplicação de fórmulas. O que se nota na maioria dos livros didáticos são os conceitos trabalhados dentro do aspecto empírico e ... -
A soja como tema interdisciplinar para a aprendizagem de conceitos químicos
(2019) [Dissertação]Esta dissertação é resultado do Mestrado Profissional em Química em rede nacional (PROFQUI/UFRGS). No referencial teórico estão contempladas as questões: pedagógica na qual define-se a Situação de Estudo (SE), metodológica ... -
Unidade temática sobre poluição atmosférica : uma estratégia baseada em metodologias ativas para o Ensino Médio
(2020) [Dissertação]A Química, geralmente, vem sendo apresentada de forma puramente teórica e superficial, como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. Em contrapartida, estudar Química Ambiental ...