Cyberbullying na formação de professores
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Cyberbullying in teacher training
Assunto
Resumo
A preocupação central deste trabalho foi a de alertar e informar aos docentes sobre um perigo que ronda nosso ambiente escolar, uma nova forma de agressão, o cyberbullying, para que situações futuras possam ser prevenidas e evitadas. Infelizmente, o desconhecimento sobre o assunto é significativo entre docentes, de forma que promover a capacitação dos professores nessa temática torna-se premente. Nesse contexto, ministramos uma formação-piloto com 20 docentes de uma escola de ensino médio da re ...
A preocupação central deste trabalho foi a de alertar e informar aos docentes sobre um perigo que ronda nosso ambiente escolar, uma nova forma de agressão, o cyberbullying, para que situações futuras possam ser prevenidas e evitadas. Infelizmente, o desconhecimento sobre o assunto é significativo entre docentes, de forma que promover a capacitação dos professores nessa temática torna-se premente. Nesse contexto, ministramos uma formação-piloto com 20 docentes de uma escola de ensino médio da rede pública do estado do Rio Grande do Sul. Buscou-se, nessa formação, utilizar recursos e dinâmicas diferenciadas promovendo aprendizagem ativa. Sobre o processo da formação, observou-se que tal abordagem, dinâmica e ativa, proporcionou um interesse maior dos professores em participar da formação. Sobre a formação em si, a experiência-piloto mostrou a pertinência de usar diferentes mídias de forma a despertar o interesse dos docentes, sendo viável ser ofertada para grupos maiores, possibilitando, assim, que os professores possam identificar casos de alunos que sofrem agressões virtuais e que possam também inovar com ações de prevenção ao cyberbullying. ...
Abstract
The main concern of this work was to inform and alert teachers about a danger that surrounds our school environment, a new form of aggression, cyberbullying, so that future cases can be prevented and avoided. Unfortunately, the lack of knowledge of the subject is significant among teachers, so promoting their capacity building in this area is pressing. In this context, we taught a pilot training with 20 teachers from a public high school in the state of Rio Grande do Sul. We sought to use diffe ...
The main concern of this work was to inform and alert teachers about a danger that surrounds our school environment, a new form of aggression, cyberbullying, so that future cases can be prevented and avoided. Unfortunately, the lack of knowledge of the subject is significant among teachers, so promoting their capacity building in this area is pressing. In this context, we taught a pilot training with 20 teachers from a public high school in the state of Rio Grande do Sul. We sought to use differentiated resources and dynamics to promote active learning. Regarding the training process, it was observed that this dynamic and active approach provided a greater interest of the teachers in participating in the training. On the training itself, so that it can be offered to larger groups allowing teachers to identify cases of students who suffer virtual aggression and who can also innovate with actions to prevent cyberbullying. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License