Mídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciais
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A reflexão em torno do tema mídias e os recursos tecnológicos disponíveis para o processo de inclusão escolar não é recente. Para se construir um panorama, este estudo buscou, através de uma revisão sistemática da literatura, o que está sendo produzido e discutido no meio acadêmico a partir de pesquisas no Repositório Digital Lume – UFRGS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo critério de seleção e análise privilegiou os documentos que contêm o foco no uso de mídias para o processo de incl ...
A reflexão em torno do tema mídias e os recursos tecnológicos disponíveis para o processo de inclusão escolar não é recente. Para se construir um panorama, este estudo buscou, através de uma revisão sistemática da literatura, o que está sendo produzido e discutido no meio acadêmico a partir de pesquisas no Repositório Digital Lume – UFRGS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo critério de seleção e análise privilegiou os documentos que contêm o foco no uso de mídias para o processo de inclusão em escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul que tenham sido publicados no período de 2010 a 2018. Para melhor análise deste material, construiu-se um referencial teórico que tem por base a inclusão, legislação e tecnologias a partir dos seguintes autores: Mantoan (1997, 2003), Santos e Paulino (2008), Fonseca (2003), Dall’Asta e Brandão (2004). Com a revisão bibliográfica realizada neste estudo, foi possível verificar que grande parte dos trabalhos encontrados consideram as tecnologias como uma forte aliada ao processo de inclusão, proporcionando formas mais atrativas de ensino e aprendizagens mais significativas. A maioria dos autores defende que as salas de recursos multifuncionais são locais propícios para a concretização de uma educação inclusiva, e o professor tem um papel fundamental tanto os das salas de recursos multifuncionais como os das salas regulares, em priorizar um atendimento de qualidade e buscar sempre a formação continuada para atender estes alunos, tendo em vista seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. As escolas, por sua vez, precisam conhecer e valorizar a importância da qualificação de seus professores e dos benefícios relativos à implantação das salas multifuncionais. Assim, poderão buscar, pelas vias adequadas, tais recursos junto ao poder público, bem como garantias de formação para seu corpo docente, prestando-lhes o apoio técnico necessário. ...
Abstract
The reflection around the media theme and the technological resources available for the process of school inclusion is not recent. In order to construct a panorama, this study sought, through a systematic review of the literature, what is being produced and discussed in the academic environment from researches in the Digital Repository Lume - UFRGS. It is a qualitative research whose selection and analysis criterion privileged the documents that contain the focus on the use of media for the inc ...
The reflection around the media theme and the technological resources available for the process of school inclusion is not recent. In order to construct a panorama, this study sought, through a systematic review of the literature, what is being produced and discussed in the academic environment from researches in the Digital Repository Lume - UFRGS. It is a qualitative research whose selection and analysis criterion privileged the documents that contain the focus on the use of media for the inclusion process in schools of the state network of Rio Grande do Sul that have been published in the period from 2010 to 2018 (2003), Santos and Paulino (2008), Fonseca (2003), Dall’Asta and Brandão (2004). With the bibliographic review carried out in this study, it was possible to verify that a great part of the studies found the technologies as a strong allied to the inclusion process, providing more attractive forms of teaching and more significant learning. Most authors argue that multifunctional resource rooms are places conducive to the achievement of an inclusive education, and the teacher has a fundamental role both in multifunctional resource rooms and in regular rooms, in prioritizing quality care and seeking training. Schools, in turn, need to know and value the importance of the qualification of their teachers and the benefits related to the implantation of multifunctional rooms. Thus, they will be able to seek, through the appropriate channels, such resources with the public power, as well as guarantees of training for their faculty, providing them with the necessary technical support. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (1949)
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