Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Caroline Bohrer dopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Rosângela Damascenopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-14T03:55:34Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201767pt_BR
dc.description.abstractA reflexão em torno do tema mídias e os recursos tecnológicos disponíveis para o processo de inclusão escolar não é recente. Para se construir um panorama, este estudo buscou, através de uma revisão sistemática da literatura, o que está sendo produzido e discutido no meio acadêmico a partir de pesquisas no Repositório Digital Lume – UFRGS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo critério de seleção e análise privilegiou os documentos que contêm o foco no uso de mídias para o processo de inclusão em escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul que tenham sido publicados no período de 2010 a 2018. Para melhor análise deste material, construiu-se um referencial teórico que tem por base a inclusão, legislação e tecnologias a partir dos seguintes autores: Mantoan (1997, 2003), Santos e Paulino (2008), Fonseca (2003), Dall’Asta e Brandão (2004). Com a revisão bibliográfica realizada neste estudo, foi possível verificar que grande parte dos trabalhos encontrados consideram as tecnologias como uma forte aliada ao processo de inclusão, proporcionando formas mais atrativas de ensino e aprendizagens mais significativas. A maioria dos autores defende que as salas de recursos multifuncionais são locais propícios para a concretização de uma educação inclusiva, e o professor tem um papel fundamental tanto os das salas de recursos multifuncionais como os das salas regulares, em priorizar um atendimento de qualidade e buscar sempre a formação continuada para atender estes alunos, tendo em vista seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. As escolas, por sua vez, precisam conhecer e valorizar a importância da qualificação de seus professores e dos benefícios relativos à implantação das salas multifuncionais. Assim, poderão buscar, pelas vias adequadas, tais recursos junto ao poder público, bem como garantias de formação para seu corpo docente, prestando-lhes o apoio técnico necessário.pt_BR
dc.description.abstractThe reflection around the media theme and the technological resources available for the process of school inclusion is not recent. In order to construct a panorama, this study sought, through a systematic review of the literature, what is being produced and discussed in the academic environment from researches in the Digital Repository Lume - UFRGS. It is a qualitative research whose selection and analysis criterion privileged the documents that contain the focus on the use of media for the inclusion process in schools of the state network of Rio Grande do Sul that have been published in the period from 2010 to 2018 (2003), Santos and Paulino (2008), Fonseca (2003), Dall’Asta and Brandão (2004). With the bibliographic review carried out in this study, it was possible to verify that a great part of the studies found the technologies as a strong allied to the inclusion process, providing more attractive forms of teaching and more significant learning. Most authors argue that multifunctional resource rooms are places conducive to the achievement of an inclusive education, and the teacher has a fundamental role both in multifunctional resource rooms and in regular rooms, in prioritizing quality care and seeking training. Schools, in turn, need to know and value the importance of the qualification of their teachers and the benefits related to the implantation of multifunctional rooms. Thus, they will be able to seek, through the appropriate channels, such resources with the public power, as well as guarantees of training for their faculty, providing them with the necessary technical support.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectMedia in educationen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary Schoolen
dc.titleMídias e inclusão escolar: desafios e possibilidades na rede estadual de ensino do RS um estudo de caso com professores dos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106789pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples