Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoll, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorBandeira Filho, Cixto de Assispt_BR
dc.date.accessioned2019-11-12T03:45:30Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201545pt_BR
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa foi realizar um entrelaçamento entre as Ciências da Natureza e as Ciências Humanas, a partir dos fenômenos da luz, para se construir outro discurso, a Ideia-Luz. Para isso, o trabalho tem aproximação das metodologias de pesquisa pós-críticas em educação; trás a “práxis de viver”, como a espinha dorsal metodológica, caracterizada pela tríade, que são: As Vivências e Trajetórias; As Teorizações Sobre a Luz; e os Diálogos Abertos. Os Diálogos Abertos (instrumento novo) são conversas individuais (gravadas em áudio) estabelecidas com professorxs de diversas áreas, sendo: 2 da pedagogia, 1 da linguística, 1 da física, 1 da ciências da natureza e 1 das artes cênicas, em que, na condução dos diálogos estabelecidos, entre as pessoas e suas áreas de conhecimento, pude ir criando outras possibilidades metodológicas, ideias e conhecimentos, que fortaleceram o caminhar em direção a Ideia-Luz, é o caminhar Junto-Com. Para o tratamento dos dados da pesquisa, utilizo a Metassignificação (ferramenta nova). A dissertação contém um capítulo metodológico, e mais três artigos, que juntos compõem as tessituras iniciais em direção’ à Ideia-Luz. A Ideia-Luz, dialogando com a física quântica, parte do entendimento que a realidade é algo que vai além do universo do visível, e está sempre se ramificando, se entrelaçando, construindo novos mundos, também reais, onde as possibilidades se realizam. A Ideia-Luz compreende que a cada momento da caminhada epistemológica e metodológica, podemos estender e aprimorar as nossas percepções e conhecimentos sobre aquilo que estamos nos propondo a conhecer. É uma nova luz que nos faz enxergar – em tempos e espaços diferentes – o que sempre esteve presente, mas, ainda não dispúnhamos de instrumentos e conhecimentos, que pudessem ampliar nossos sentidos, percepções, saberes e conhecimentos, para darmos características novas, ao que sempre existiu, ou, ao que, ainda acreditávamos ser uma verdade única. A luz da Ideia-Luz é uma luz que tem histórias e memórias, integradas no tempo (passado, presente e futuro), que dialoga com as origens e com as incertezas e possibilidades para se compreender e viver o presente futuro, criando outras relações de interações múltiplas com o universo das vivências e do conhecimento humano. Dessa forma, a luz da Ideia-Luz, não é a da fluidez, da rapidez das coisas instantânea; da compreensão tecnológica da velocidade da luz, buscando impor um modelo de sujeito, onisciente e onipresente, através das telas e cavernas de luz da contemporaneidade.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research was to make an interlacing between the Natural Sciences and the Human Sciences, from the phenomena of light, to construct another discourse, the Light-Idea. For this, the work has approximation of post-critical research methodologies in education; behind the "praxis of living", as the methodological backbone, characterized by the triad, which are: The Experiences and Trajectories; The Theorizations About Light; and the Open Dialogues. The Open Dialogues (new instrument) are individual conversations (recorded in audio) established with professors of several areas, being: 2 of pedagogy, 1 of linguistics, 1 of physics, 1 of the natural sciences and 1 of the performing arts, in conducting the established dialogues between people and their areas of knowledge, I was able to create other methodological possibilities, ideas and knowledge, which strengthened the journey towards the Light-Idea, is the Walking Together. For the treatment of research data, I use Metassignification (new tool). The dissertation contains a methodological chapter, and three more articles, which together make up the initial theses in the direction of the Light-Idea. The Idea-Light, dialoguing with quantum physics, starts from the understanding that reality is something that goes beyond the universe of the visible, and is always branching, intertwining, building new worlds, also real, where possibilities are realized. The Light-Idea understands that at every moment of the epistemological and methodological journey, we can extend and improve our perceptions and knowledge about what we are proposing to know. It is a new light that makes us see - in different times and spaces - what has always been present, but, as yet, we did not have instruments and knowledge that could expand our senses, perceptions, knowledge and knowledge, to give new characteristics, always existed, or to which we still believed to be a single truth. The light of the Light-Idea is a light that has stories and memories, integrated in time (past, present and future), that dialogue with the origins and with the uncertainties and possibilities to understand and live the present future, creating other relations of multiple interactions with the universe of experiences and human knowledge. In this way, the light of the Light-Idea is not that of fluidity, of instantaneous speed of things; of the technological understanding of the speed of light, seeking to impose an omniscient and omnipresent subject model through the screens and light caves of contemporary times.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdea-lighten
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectOpen dialoguesen
dc.subjectCiências humanaspt_BR
dc.subjectIdeias (Filosofia)pt_BR
dc.subjectInterlacingen
dc.subjectMetassignificationen
dc.subjectPraxis of livingen
dc.titleTessituras iniciais em direção à ideia-luzpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097913pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples