Estratégias de financiamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo de caso no contexto universitário
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa aborda a formação das estratégias de financiamento da UFRGS em um contexto de diferentes concepções acerca do financiamento das universidades públicas. O estudo evidenciou uma conjuntura de instabilidade e incerteza na qual a Universidade estava imersa, configurada pela redução relativa nas receitas disponibilizadas pelo Tesouro Nacional e permanência da Emenda Constitucional nº 95/2016. Para compreender o fenômeno, foi realizado um estudo de caso concebendo a formação estra ...
A presente pesquisa aborda a formação das estratégias de financiamento da UFRGS em um contexto de diferentes concepções acerca do financiamento das universidades públicas. O estudo evidenciou uma conjuntura de instabilidade e incerteza na qual a Universidade estava imersa, configurada pela redução relativa nas receitas disponibilizadas pelo Tesouro Nacional e permanência da Emenda Constitucional nº 95/2016. Para compreender o fenômeno, foi realizado um estudo de caso concebendo a formação estratégica como resultado da consistência de padrões em fluxos de decisões ou ações (HARDY et al., 1983). O financiamento da Universidade é efetivado de duas maneiras, com processos de formação estratégica substancialmente distintos. A primeira se refere ao Financiamento Orçamentário, efetivado pela execução da Lei Orçamentária Anual, em que as receitas da Universidade são definidas pelo Ministério da Educação em ajuste à política fiscal da União. A segunda forma se dá pelo Financiamento Externo, em que a Universidade gera receita a partir de suas potencialidades, geralmente na execução de projetos de interação com seu ambiente. Em que pese haja concepções conflitantes sobre esse modelo de financiamento, a mobilização política e os conflitos verificados não adquiriam força suficiente para modificar com alguma consistência a ordem vigente. Todavia, dado tal contexto, essa mobilização poderá assumir um protagonismo importante na tentativa de evitar que os aspectos negativos alertados pela visão crítica se institucionalizem formalmente. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Administração (1952)
Este item está licenciado na Creative Commons License