Ensino de música em conservatórios de Bagé - Rio Grande do Sul (1904 - 1927) : uma sociologia dos processos músico-pedagógicos na Primeira República
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A pesquisa teve por objetivo compreender os processos sociais que contribuíram para a criação e a consolidação de dois conservatórios de música na cidade de Bagé (RS) no período entre 1904 e 1927: o Conservatório Municipal de Música de Bagé (fundado em 1904) e o Instituto Municipal de Belas Artes (fundado em 1921 e municipalizado em 1927). A pesquisa que se situa no campo da sociologia da educação musical se apoiou na pesquisa documental como metodologia. A sociologia processual de Norbert Elia ...
A pesquisa teve por objetivo compreender os processos sociais que contribuíram para a criação e a consolidação de dois conservatórios de música na cidade de Bagé (RS) no período entre 1904 e 1927: o Conservatório Municipal de Música de Bagé (fundado em 1904) e o Instituto Municipal de Belas Artes (fundado em 1921 e municipalizado em 1927). A pesquisa que se situa no campo da sociologia da educação musical se apoiou na pesquisa documental como metodologia. A sociologia processual de Norbert Elias serviu como referencial teóricometodológico. Os dados levantados para a pesquisa partem da análise das edições do jornal O Dever entre os anos de 1901 e 1907 e entre os anos 1920 e 1927. Os resultados da pesquisa revelam as relações de interdependência que emergiram a partir da busca por consolidar instituições conservatoriais em Bagé e busca explicar como os processos sociais locais contribuíram para construir um modelo de instituição conservatorial alinhada às demandas sociais da sociedade brasileira e/ou bageense da época e, portanto, significativamente diferente de importantes conservatórios europeus tomados como referência. Dessa forma, os conservatórios, tal como se apresentaram em Bagé, mais do que uma réplica de conservatórios europeus, representam uma livre adaptação de certa matriz conservatorial europeia que foi trazida por imigrantes ou por brasileiros que tiveram contato com essas instituições. Neles, nota-se traços de uma divisão de gênero do conhecimento musical que marcaram o início do Instituto Municipal de Belas Artes orientando seu currículo e a imagem da instituição. Também nota-se que os movimentos pela consolidação das instituições implicaram certos recursos de distinção social capazes de traçar limites simbólicos entre os músicos ligados aos conservatórios e os demais músicos da cidade. ...
Abstract
The research aimed to understand the social processes that contributed to the creation and consolidation of two music conservatories in the city of Bagé (very south of Brazil) in the period between 1904 and 1927: the Municipal Music Conservatory of Bagé (founded in 1904) and the Municipal Institute of Fine Arts (founded in 1921 and municipalized in 1927). The research that is situated in the field of sociology of musical education was based on documentary research as methodology. Norbert Elias' ...
The research aimed to understand the social processes that contributed to the creation and consolidation of two music conservatories in the city of Bagé (very south of Brazil) in the period between 1904 and 1927: the Municipal Music Conservatory of Bagé (founded in 1904) and the Municipal Institute of Fine Arts (founded in 1921 and municipalized in 1927). The research that is situated in the field of sociology of musical education was based on documentary research as methodology. Norbert Elias's procedural sociology served as a theoretical-methodological reference. The data collected for the research are based on the analysis of the editions of the newspaper O Dever between the years 1901 and 1907 and between the years 1920 and 1927. The results of the research reveal the relations of interdependence that emerged from the search to consolidate conservatorial institutions in Bagé and seeks to explain how local social processes contributed to the construction of a model of a conservatorial institution aligned with the social demands of Brazilian and / or local society at the time and, therefore, significantly different from important European conservatories. In this way, the conservatories as presented in Bagé, rather than a replica of European conservatories, represent a free adaptation of a certain European conservatory matrix that was brought by immigrants or by Brazilians who had contact with these institutions. In them, traces of a gender division of musical knowledge marked the beginning of the Municipal Institute of Fine Arts orienting its curriculum and the image of the institution. Also noted in the movements for the consolidation of institutions certain practices of social distinction capable of drawing symbolic boundaries between musicians connected to the conservatories and other musicians of the city. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2913)Música (418)
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)