Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampo, Leandra Franciscatopt_BR
dc.contributor.authorLima, Lisiane de Bridapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-31T03:49:40Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201191pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de apresentar uma sequência didática sobre o tema gerador “água” versando sobre fontes de poluição hídrica a alunos do ensino médio. A razão do desenvolvimento da atividade centra-se na necessidade de trabalhar conceitos de educação ambiental, relacionados a conceitos químicos de forma mais próxima da realidade dos estudantes e de explorar o assunto água como um recurso natural limitado e que requer grande atenção em seu manejo consciente. As discussões acerca do tema foram estruturadas na dinâmica de três momentos pedagógicos: num primeiro momento uma visita técnica à companhia municipal de saneamento, especificamente à estação de tratamento de efluentes (ETA); num segundo momento seus desdobramentos com discussões em aula das limitações das ETA com diversas formas de contaminação hídrica, abordando alguns tipos de contaminantes emergentes e interligando assim conceitos químicos a estes contaminantes e produtos utilizados no tratamento; num terceiro momento a elaboração de cartazes com propostas para divulgação de fontes de poluição hídrica e manejos conscientes que evitem contaminação e desperdício de águas. Os resultados indicam que a aplicação desta sequência didática estimula o envolvimento dos alunos com a aprendizagem, favorecendo a apropriação da linguagem científica e facilitando a percepção das relações entre o conhecimento químico e o contexto ambiental.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this work is to present to high school students a didactic sequence on the generative topic “water” discoursing about sources of hydric pollution. The reason for the development of this activity is centered on the need of working environmental education concepts related to chemical concepts in a closer way to the reality of the students and explore the water subject as a limited natural resource that requires great attention in its conscious management.The discussions regarding the theme were structured using the dynamic of three pedagogic moments: in a first moment, a technical visit to the city sewage company, specifically to the effluent treatment plant (ETP); in a second moment, its unfolding with class discussion of the limitations of the ETP in dealing with several ways of hydric contamination, addressing some types of emerging contaminants and, thus, interlacing in this moment the chemical concepts of such contaminants and the products used during the treatment; in a third moment, the elaboration of posters with proposals for the disclosure of sources of hydric pollution and of conscious handling that would avoid contamination and water waste. The results indicate that the application of this didactic sequence stimulates the engagement of students with the learning, favoring the appropriation of the scientific language and facilitating the perception of the relation between the chemical knowledge and the environmental context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWater pollutionen
dc.subjectPoluição hídricapt_BR
dc.subjectEmerging contaminantsen
dc.subjectContaminantes emergentespt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectDidactic sequenceen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleAbordando a poluição hídrica com estudantes do ensino médio por meio de uma sequência didáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001104305pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples