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dc.contributor.advisorZunguze, Manuel Constantinopt_BR
dc.contributor.authorFaustino, Luciene Frazatopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-23T03:51:26Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200891pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo propõe a analisar como o uso das mídias e jogos digitais podem vir a favorecer o processo de construção da escrita e letramento. Percebeu-se através deste estudo que a inclusão dos computadores e o uso das mídias digitais em geral, na sociedade, vem manifestando mudanças significativas, na vida de nossos educandos. Destaca-se aqui o surgimento de um novo letramento, letramento digital na vida social das pessoas. E outra contribuição que julgamos significativa é o uso das mídias e jogos digitais como instrumento significativo e dinâmico de aprendizagem para crianças em processo de alfabetização, pois vem trazer a oportunidade de tornar a aprendizagem mais lúdica, divertida e interessante, bem como favorecendo a inserção das crianças no ambiente das novas tecnologias da comunicação e da informação. A metodologia desta pesquisa baseou-se em estudos e pesquisas bibliográficas, observações e experiências com jogos e mídias na educação, e a importância da inserção do mundo digital. Pretendeu-se, a partir deste estudo, contribuir para que o processo de alfabetização inclua as possibilidades da era virtual, em especial, as mídias e os jogos digitais.pt_BR
dc.description.abstractThe present study proposes to analyze how the use of digital media and games can favor the process of writing and literacy construction. It was realized through this study that the inclusion of computers and the use of digital media in general in society has been showing significant changes in the lives of our students. It stands out here the emergence of a new literacy, digital literacy in the social life of people. And another contribution that I believe to be significant is the use of digital media and games as a significant and dynamic learning tool for children in the literacy process, because it brings the opportunity to make learning more fun, fun and interesting, as well as favoring the insertion of in the environment of new communication and information technologies. The methodology of this research was based on studies and bibliographical research, observations and experiences with games and media in education, and the importance of insertion of the digital world in the school environment and in students' lives, obstacles and achievements in the use of games and media The aim of this study was to contribute to the literacy process including the possibilities of the virtual age, especially the media and digital games.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectDigital mediaen
dc.subjectDigital gamesen
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectDigital literacyen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleMídias digitais e suas contribuições para o processo de alfabetização e letramento digitalpt_BR
dc.title.alternativeDigital media and its contributions to the literacy and literacy process en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001104506pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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