Mídias digitais e suas contribuições para o processo de alfabetização e letramento digital
dc.contributor.advisor | Zunguze, Manuel Constantino | pt_BR |
dc.contributor.author | Faustino, Luciene Frazato | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-23T03:51:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200891 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo propõe a analisar como o uso das mídias e jogos digitais podem vir a favorecer o processo de construção da escrita e letramento. Percebeu-se através deste estudo que a inclusão dos computadores e o uso das mídias digitais em geral, na sociedade, vem manifestando mudanças significativas, na vida de nossos educandos. Destaca-se aqui o surgimento de um novo letramento, letramento digital na vida social das pessoas. E outra contribuição que julgamos significativa é o uso das mídias e jogos digitais como instrumento significativo e dinâmico de aprendizagem para crianças em processo de alfabetização, pois vem trazer a oportunidade de tornar a aprendizagem mais lúdica, divertida e interessante, bem como favorecendo a inserção das crianças no ambiente das novas tecnologias da comunicação e da informação. A metodologia desta pesquisa baseou-se em estudos e pesquisas bibliográficas, observações e experiências com jogos e mídias na educação, e a importância da inserção do mundo digital. Pretendeu-se, a partir deste estudo, contribuir para que o processo de alfabetização inclua as possibilidades da era virtual, em especial, as mídias e os jogos digitais. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study proposes to analyze how the use of digital media and games can favor the process of writing and literacy construction. It was realized through this study that the inclusion of computers and the use of digital media in general in society has been showing significant changes in the lives of our students. It stands out here the emergence of a new literacy, digital literacy in the social life of people. And another contribution that I believe to be significant is the use of digital media and games as a significant and dynamic learning tool for children in the literacy process, because it brings the opportunity to make learning more fun, fun and interesting, as well as favoring the insertion of in the environment of new communication and information technologies. The methodology of this research was based on studies and bibliographical research, observations and experiences with games and media in education, and the importance of insertion of the digital world in the school environment and in students' lives, obstacles and achievements in the use of games and media The aim of this study was to contribute to the literacy process including the possibilities of the virtual age, especially the media and digital games. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mídia digital | pt_BR |
dc.subject | Digital media | en |
dc.subject | Digital games | en |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Digital literacy | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Mídias digitais e suas contribuições para o processo de alfabetização e letramento digital | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital media and its contributions to the literacy and literacy process | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001104506 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1950)