O vídeo-minuto como prática de imprensa escolar
dc.contributor.advisor | Foohs, Marcelo Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Jonathan Zotti da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-12T03:54:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200665 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca compreender como utilizar o vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. Nesse sentido, recupera as discussões sobre imprensa escolar, sobre vídeos digitais e sobre letramento midiático. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, dividida em três etapas: (1) justificar o uso pedagógico do vídeo-minuto através da análise da Base Nacional Comum Curricular; (2) analisar como os veículos de comunicação utilizam o vídeo-minuto através de uma análise de conteúdo de vídeos de BBC Minute, G1 em 1 Minuto, PlayGroundBR e AssistaEm1Minuto; (3) estabelecer princípios norteadores para a utilização do vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. Como resultado da primeira etapa, são apresentadas diversas possibilidades do uso do vídeo-minuto na escola. Após, os resultados da análise de conteúdo evidenciam como o vídeo-minuto é utilizado na imprensa. E, por fim, são propostos cinco princípios para nortear o uso do vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to understand how to use one-minute video as school press practice. In this sense, it recovers the discussions about school press, about digital videos and about media literacy. To reach this objective, a qualitative research was conducted, being divided in three stage: (1) to justify the pedagogical use of the one-minute video through the analysis of the National Curricular Common Base; (2) to analyze how media vehicles use one-minute video through a content analysis of videos from BBC Minute, G1 in 1 Minuto, PlayGroundBR and AssistaEm1Minuto; (3) to establish guiding principles for the use of one-minute video as school press practice. As a result of the first stage, it is presented several possibilities of using one-minute video at school. Then, content analysis results show how one-minute video is used in the press. Finally, it is proposed five principles to guide the use of one-minute video as school press practice. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | One-minute video | en |
dc.subject | Imprensa escolar | pt_BR |
dc.subject | Letramento tecnológico | pt_BR |
dc.subject | School press | en |
dc.subject | Media literacy | en |
dc.title | O vídeo-minuto como prática de imprensa escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001103863 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)