Show simple item record

dc.contributor.advisorFoohs, Marcelo Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Jonathan Zotti dapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:54:52Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200665pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca compreender como utilizar o vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. Nesse sentido, recupera as discussões sobre imprensa escolar, sobre vídeos digitais e sobre letramento midiático. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, dividida em três etapas: (1) justificar o uso pedagógico do vídeo-minuto através da análise da Base Nacional Comum Curricular; (2) analisar como os veículos de comunicação utilizam o vídeo-minuto através de uma análise de conteúdo de vídeos de BBC Minute, G1 em 1 Minuto, PlayGroundBR e AssistaEm1Minuto; (3) estabelecer princípios norteadores para a utilização do vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. Como resultado da primeira etapa, são apresentadas diversas possibilidades do uso do vídeo-minuto na escola. Após, os resultados da análise de conteúdo evidenciam como o vídeo-minuto é utilizado na imprensa. E, por fim, são propostos cinco princípios para nortear o uso do vídeo-minuto como prática de imprensa escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to understand how to use one-minute video as school press practice. In this sense, it recovers the discussions about school press, about digital videos and about media literacy. To reach this objective, a qualitative research was conducted, being divided in three stage: (1) to justify the pedagogical use of the one-minute video through the analysis of the National Curricular Common Base; (2) to analyze how media vehicles use one-minute video through a content analysis of videos from BBC Minute, G1 in 1 Minuto, PlayGroundBR and AssistaEm1Minuto; (3) to establish guiding principles for the use of one-minute video as school press practice. As a result of the first stage, it is presented several possibilities of using one-minute video at school. Then, content analysis results show how one-minute video is used in the press. Finally, it is proposed five principles to guide the use of one-minute video as school press practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOne-minute videoen
dc.subjectImprensa escolarpt_BR
dc.subjectLetramento tecnológicopt_BR
dc.subjectSchool pressen
dc.subjectMedia literacyen
dc.titleO vídeo-minuto como prática de imprensa escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103863pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record