A percepção dos professores da educação infantil para uso de tecnologias na aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
The perception of early childhood teachers for use of technology in learning of students with autism spectrum disorder
Assunto
Resumo
Elementos constantes na legislação educativa, ainda distantes do dia a dia em sala de aula, aliados a profissionais pouco preparados para lidar com dificuldades individuais e evoluções tecnológicas disponíveis - situação comprovada por meio da aplicação de questionário dirigido -, pareceram suficientes para motivar um estudo a respeito. A importância de os educadores infantis ampliarem seus conhecimentos acerca de necessidades especiais dos alunos e, ao mesmo tempo, se apropriarem de ferramenta ...
Elementos constantes na legislação educativa, ainda distantes do dia a dia em sala de aula, aliados a profissionais pouco preparados para lidar com dificuldades individuais e evoluções tecnológicas disponíveis - situação comprovada por meio da aplicação de questionário dirigido -, pareceram suficientes para motivar um estudo a respeito. A importância de os educadores infantis ampliarem seus conhecimentos acerca de necessidades especiais dos alunos e, ao mesmo tempo, se apropriarem de ferramentas tecnológicas que ampliem a eficiência de seu trabalho, justifica a presente pesquisa, que tem como foco específico as crianças que apresentam características do transtorno do espectro autista. A intenção é apresentar alternativas de uso da tecnologia como facilitador da aprendizagem de alunos autistas. Embora as opções aqui apresentadas não tenham sido testadas para construção do presente trabalho, configuram-se como sugestões consideráveis para futuras aplicações e estudos próximos. ...
Abstract
Constant elements in educational legislation, still far away distant from day-to-day work in the classroom, combined with unprepared professionals to deal with individual difficulties and technological developments available - proven situation by application of directed questionnaire - seemed sufficient to motivate a study about it. The importance of preschool educators extend their knowledge about special needs of the students and, simultaneously, hijack of technological tools to enhance the e ...
Constant elements in educational legislation, still far away distant from day-to-day work in the classroom, combined with unprepared professionals to deal with individual difficulties and technological developments available - proven situation by application of directed questionnaire - seemed sufficient to motivate a study about it. The importance of preschool educators extend their knowledge about special needs of the students and, simultaneously, hijack of technological tools to enhance the efficiency of your work, justifies the present research, specific focus children who exhibit characteristics of autism spectrum disorder. The intention is put forward alternatives of use of technology as a facilitator of learning of autistic students. Although the options presented here have not been tested for construction of the present work, configure as good suggestions to future applications and studies next. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License