Objetos de aprendizagem na docência dos 4.º E 5.º anos do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Students use whatsapp communication medium to learn outside the classroom
Assunto
Resumo
A presente pesquisa tem a meta de promover o uso de objetos de aprendizagem, mais especificamente os desenhos e vídeos, em práticas de ensino multidisciplinar na docência em turmas do 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental. A discussão teórica foi baseada nos conceitos de objetos de aprendizagem - desenhos e vídeos - sequências didáticas e ensino multidisciplinar na educação. A metodologia teve uma abordagem qualitativa, com base em questionário aplicado a um grupo de alunos, visando identificar ...
A presente pesquisa tem a meta de promover o uso de objetos de aprendizagem, mais especificamente os desenhos e vídeos, em práticas de ensino multidisciplinar na docência em turmas do 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental. A discussão teórica foi baseada nos conceitos de objetos de aprendizagem - desenhos e vídeos - sequências didáticas e ensino multidisciplinar na educação. A metodologia teve uma abordagem qualitativa, com base em questionário aplicado a um grupo de alunos, visando identificar suas relações com o uso de tecnologias da informação, comunicação e mídias, principalmente com os objetos de aprendizagem desenhos e vídeos. Os dados a serem analisados estão relacionados à experiência dos alunos com aulas utilizando desenhos e vídeos, onde eles puderam refletir sobre estas aulas e sua preferência pela docência, utilizando ou não estes objetos de aprendizagem. A análise dos dados evidenciou que os alunos preferem as aulas com desenhos e vídeos, acham mais legais, divertidas e interessantes, comprovando a ideia de que os educandos de hoje estão mais exigentes, velozes, conectados, com um perfil diferente, preferindo uma nova forma de estudar. As informações provenientes das reflexões desse estudo mobilizaram a produção de projeto para produção de tutorial para uso pedagógico de desenhos e vídeos em atividades multidisciplinares. ...
Abstract
The present research aims to promote the use of learning objects, more specifically drawings and videos, in multidisciplinary teaching practices in teaching in classes of 4th and 5th years of elementary school. The theoretical discussion was based on the concepts of learning objects - drawings and videos -, didactic sequences and multidisciplinary teaching in education. The methodology had a qualitative approach, based on a questionnaire applied to a group of students, aiming to identify their ...
The present research aims to promote the use of learning objects, more specifically drawings and videos, in multidisciplinary teaching practices in teaching in classes of 4th and 5th years of elementary school. The theoretical discussion was based on the concepts of learning objects - drawings and videos -, didactic sequences and multidisciplinary teaching in education. The methodology had a qualitative approach, based on a questionnaire applied to a group of students, aiming to identify their relations with the use of information technologies, communication and media, mainly with learning objects drawings and videos. The data to be analyzed are related to the experience of students with classes using drawings and videos, where they could reflect on these classes and their preference for teaching using or not these learning objects. The analysis of these data showed that students prefer classes with drawings and videos, find them cooler, fun and interesting, proving the idea that learners today are more demanding, fast, connected, with a different profile, preferring a new way of to study. The information from the reflections of this study mobilized to produce the project for the production of a tutorial for the pedagogical use of drawings and videos in multidisciplinary activities. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License