Show simple item record

dc.contributor.advisorGarcia, Rosangela Silveirapt_BR
dc.contributor.authorRosa, João Luiz Silveira dapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:53:57Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200612pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem a meta de promover o uso de objetos de aprendizagem, mais especificamente os desenhos e vídeos, em práticas de ensino multidisciplinar na docência em turmas do 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental. A discussão teórica foi baseada nos conceitos de objetos de aprendizagem - desenhos e vídeos - sequências didáticas e ensino multidisciplinar na educação. A metodologia teve uma abordagem qualitativa, com base em questionário aplicado a um grupo de alunos, visando identificar suas relações com o uso de tecnologias da informação, comunicação e mídias, principalmente com os objetos de aprendizagem desenhos e vídeos. Os dados a serem analisados estão relacionados à experiência dos alunos com aulas utilizando desenhos e vídeos, onde eles puderam refletir sobre estas aulas e sua preferência pela docência, utilizando ou não estes objetos de aprendizagem. A análise dos dados evidenciou que os alunos preferem as aulas com desenhos e vídeos, acham mais legais, divertidas e interessantes, comprovando a ideia de que os educandos de hoje estão mais exigentes, velozes, conectados, com um perfil diferente, preferindo uma nova forma de estudar. As informações provenientes das reflexões desse estudo mobilizaram a produção de projeto para produção de tutorial para uso pedagógico de desenhos e vídeos em atividades multidisciplinares.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aims to promote the use of learning objects, more specifically drawings and videos, in multidisciplinary teaching practices in teaching in classes of 4th and 5th years of elementary school. The theoretical discussion was based on the concepts of learning objects - drawings and videos -, didactic sequences and multidisciplinary teaching in education. The methodology had a qualitative approach, based on a questionnaire applied to a group of students, aiming to identify their relations with the use of information technologies, communication and media, mainly with learning objects drawings and videos. The data to be analyzed are related to the experience of students with classes using drawings and videos, where they could reflect on these classes and their preference for teaching using or not these learning objects. The analysis of these data showed that students prefer classes with drawings and videos, find them cooler, fun and interesting, proving the idea that learners today are more demanding, fast, connected, with a different profile, preferring a new way of to study. The information from the reflections of this study mobilized to produce the project for the production of a tutorial for the pedagogical use of drawings and videos in multidisciplinary activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectDrawingsen
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectVídeosen
dc.subjectLearning objectsen
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.titleObjetos de aprendizagem na docência dos 4.º E 5.º anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeStudents use whatsapp communication medium to learn outside the classroom en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103309pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record