Reflexão acerca dos recursos educacionais abertos : perspectivas dos professores da educação básica da rede pública de ensino
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Reflection About The Open Educational Resources : perspectives Of The Teachers Of The Basic Education Of The Public Education Network
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem como proposta analisar os Recursos Educacionais Abertos (REA) como ferramentas de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Com o objetivo de identificar os principais aspectos encontrados pelos professores, que trabalham da Rede Pública de Ensino, acerca desses recursos. Para tal propósito, buscou-se o aporte teórico Pierre Lévy, Seymour Papert, José Valente, Alexandra Okada e Carolina Rossini. A metodologia desenvolvida parte de uma abordagem qualitativa e quantitativa ...
O presente trabalho tem como proposta analisar os Recursos Educacionais Abertos (REA) como ferramentas de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Com o objetivo de identificar os principais aspectos encontrados pelos professores, que trabalham da Rede Pública de Ensino, acerca desses recursos. Para tal propósito, buscou-se o aporte teórico Pierre Lévy, Seymour Papert, José Valente, Alexandra Okada e Carolina Rossini. A metodologia desenvolvida parte de uma abordagem qualitativa e quantitativa por meio de um questionário misto, composto por perguntas abertas e fechadas encaminhado aos professores que atuam nas escolas públicas. A pesquisa aponta como os principais aspectos negativos para o emprego dos REA: falta de equipamentos e manutenção, acesso à internet de qualidade, falta de informação e cursos específicos voltados aos professores sobre a utilização dos REA. Os resultados obtidos refletem que existem docentes que empregam as mídias em suas práticas pedagógicas, mas não usam os REA. Isso se deve, porque parte dos docentes não conhecem os recursos e outra parte nunca utilizou. Entretanto, grande número dos participantes declararam que os REA possibilitam maior interatividade, participação e formação de uma comunidade de aprendizagem; bem como, mobilizam os alunos despertando interesse e motivação. ...
Abstract
The present work aims to analyze the Open Educational Resources (OER) as tools of teaching and learning in Basic Education. With the objective of identifying the main aspects found by the teachers, who work in the Public Education Network, about these resources. For this purpose, the theoretical contribution Pierre Lévy, Seymour Papert, José Valente, Alexandra Okada and Carolina Rossini were sought. The methodology developed starts from a qualitative and quantitative approach through a mixed qu ...
The present work aims to analyze the Open Educational Resources (OER) as tools of teaching and learning in Basic Education. With the objective of identifying the main aspects found by the teachers, who work in the Public Education Network, about these resources. For this purpose, the theoretical contribution Pierre Lévy, Seymour Papert, José Valente, Alexandra Okada and Carolina Rossini were sought. The methodology developed starts from a qualitative and quantitative approach through a mixed questionnaire, composed of open and closed questions addressed to teachers who work in public schools. The research points out as the main negative aspects for the employment of OER: lack of equipment and maintenance, quality internet access, lack of information and specific courses on the use of OER for teachers. The results obtained reflect that there are teachers who use the media in their pedagogical practices, but do not use OER. This is because some teachers do not know the resources and another part never used. However, a large number of participants stated that OER allow greater interactivity, participation and training of a learning community; as well as, mobilize students to arouse interest and motivation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (1949)
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