Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraújo, Mônica Ribeiro dept_BR
dc.contributor.authorJuliano, Kátia Renata Quinteiropt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:53:21Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200592pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa apresenta a análise da aplicação de três diferentes aplicativos em dispositivos móveis, com a intencionalidade de ferramenta de auxílio na alfabetização dos educandos pertencentes ao terceiro ano do Ensino Fundamental e que ainda estão no nível pré-silábico de alfabetização. A referida pesquisa foi desenvolvida durante seis semanas e dividida em quatro etapas: avaliação inicial; utilização dos aplicativos; avaliação final e análise dos dados. Os aplicativos utilizados foram Formar Palavras, PalmaKids e Palma Escola Free, utilizados no laboratório de informática da escola, com o auxílio do smartphone. A pesquisa mostra ainda um estudo histórico sobre a alfabetização no Brasil, utilizando os estudos das autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky para avaliar os níveis de alfabetização. Foram realizados registros diários da professora da sala de informática, contendo as atividades, os desafios e a avalição dos professores regentes acerca dos progressos dos educandos.pt_BR
dc.description.abstractThis research proposal presents the analysis of the enforcement of three different mobile apps as auxiliary tools in literacy of third grade of Elementary School students who still are in the pre syllabic level of literacy. This research was developed over six weeks and divided into four stages: initial evaluation; using mobile apps; final evaluation and data analysis. The following mobile apps were used in the computer lab of the school, with the help of a smartphone: Formar Palabras, PalmaKids and Palm Escola Free. The research also sets forth a historical study on literacy in Brazil, leaning on the studies of the authors Emília Ferreiro and Ana Teberosky to evaluate literacy levels. Daily records were made by the computer room teacher, containing the activities, challenges, and assessments of the regent teachers about student progress.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectMobile appsen
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectMobile devicesen
dc.titleUso de aplicativos em dispositivos móveis na alfabetização de educandos no nível pré-silábico do 3° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe use of Virtual Laboratory for the teaching and learning of stoichiometry in chemistry classes en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001104038pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples