Uso de aplicativos em dispositivos móveis na alfabetização de educandos no nível pré-silábico do 3° ano do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Araújo, Mônica Ribeiro de | pt_BR |
dc.contributor.author | Juliano, Kátia Renata Quinteiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-12T03:53:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200592 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa apresenta a análise da aplicação de três diferentes aplicativos em dispositivos móveis, com a intencionalidade de ferramenta de auxílio na alfabetização dos educandos pertencentes ao terceiro ano do Ensino Fundamental e que ainda estão no nível pré-silábico de alfabetização. A referida pesquisa foi desenvolvida durante seis semanas e dividida em quatro etapas: avaliação inicial; utilização dos aplicativos; avaliação final e análise dos dados. Os aplicativos utilizados foram Formar Palavras, PalmaKids e Palma Escola Free, utilizados no laboratório de informática da escola, com o auxílio do smartphone. A pesquisa mostra ainda um estudo histórico sobre a alfabetização no Brasil, utilizando os estudos das autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky para avaliar os níveis de alfabetização. Foram realizados registros diários da professora da sala de informática, contendo as atividades, os desafios e a avalição dos professores regentes acerca dos progressos dos educandos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research proposal presents the analysis of the enforcement of three different mobile apps as auxiliary tools in literacy of third grade of Elementary School students who still are in the pre syllabic level of literacy. This research was developed over six weeks and divided into four stages: initial evaluation; using mobile apps; final evaluation and data analysis. The following mobile apps were used in the computer lab of the school, with the help of a smartphone: Formar Palabras, PalmaKids and Palm Escola Free. The research also sets forth a historical study on literacy in Brazil, leaning on the studies of the authors Emília Ferreiro and Ana Teberosky to evaluate literacy levels. Daily records were made by the computer room teacher, containing the activities, challenges, and assessments of the regent teachers about student progress. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Mobile apps | en |
dc.subject | Smartphone | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos móveis | pt_BR |
dc.subject | Mobile devices | en |
dc.title | Uso de aplicativos em dispositivos móveis na alfabetização de educandos no nível pré-silábico do 3° ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of Virtual Laboratory for the teaching and learning of stoichiometry in chemistry classes | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001104038 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)