O uso do dispositivo móvel como ferramenta avançada para a prática pedagógica em sala de aula
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo estudar e identificar como as mídias são utilizadas em sala de aula, a fim de, apontar quais os tipos de mídias são mais explorados, como também revelar quais os dispositivos são utilizados para este fim, além de também, compreender os motivos para usá-los ou os motivos para deixar de usá-los. Considerando a complexidade do tema, bem como a importância do trabalho em revelar o papel dos smartphones como ferramenta pedagógica relevante em sala de aula, além de, ...
O presente trabalho tem o objetivo estudar e identificar como as mídias são utilizadas em sala de aula, a fim de, apontar quais os tipos de mídias são mais explorados, como também revelar quais os dispositivos são utilizados para este fim, além de também, compreender os motivos para usá-los ou os motivos para deixar de usá-los. Considerando a complexidade do tema, bem como a importância do trabalho em revelar o papel dos smartphones como ferramenta pedagógica relevante em sala de aula, além de, permitir uma reflexão sobre as práticas de usos desses equipamentos por alunos e professores. Pretende-se como contribuição identificar quais dispositivos e mídias permitem associar informações, socializa-las, interpretá-las e usá-las quando e como for apropriado. Para isso, foi utilizado um questionário on line, aplicado aos professores de uma escola municipal de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, e posteriormente as informações serviram de embasamento para a construção deste trabalho. ...
Abstract
The present work has the objective to study and identify how the media are used in the classroom, in order to point out which types of media are most exploited, as well as to reveal which devices are used for this purpose, as well as to understand the reasons for using them or the reasons for not using them. Considering the complexity of the topic, as well as the importance of the work in revealing the role of smartphones as a relevant pedagogical tool in the classroom, as well as allowing a re ...
The present work has the objective to study and identify how the media are used in the classroom, in order to point out which types of media are most exploited, as well as to reveal which devices are used for this purpose, as well as to understand the reasons for using them or the reasons for not using them. Considering the complexity of the topic, as well as the importance of the work in revealing the role of smartphones as a relevant pedagogical tool in the classroom, as well as allowing a reflection on the practices of use of such equipment by students and teachers. It is intended as a contribution to identify which devices and media allow to associate information, to socialize them, to interpret them and to use them when and as it is appropriate. For that, an online questionnaire was used, applied to the teachers of a municipal school of Nova Santa Rita, in Rio Grande do Sul, and later the information served as a basis for the construction of this work. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License