Bullying : um enfoque socioemocional através de um videoclipe
View/ Open
Date
2018Advisor
Academic level
Specialization
Title alternative
Bullying : a socioemotional approach through a music video
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente pesquisa tem, como objetivo geral, identificar as possíveis contribuições que a produção de um videoclipe sobre o Bullying pode propiciar a educandos de uma escola pública do município de Santa Cruz do Sul/RS. Esta temática foi escolhida tendo em vista que atualmente vem-se discutindo extensivamente sobre três aspectos extremante relevantes em nossa sociedade: o fenômeno Bullying, a educação socioemocional e as mídias digitais. O Bullying, por ser um problema que ocorre em muitas esc ...
A presente pesquisa tem, como objetivo geral, identificar as possíveis contribuições que a produção de um videoclipe sobre o Bullying pode propiciar a educandos de uma escola pública do município de Santa Cruz do Sul/RS. Esta temática foi escolhida tendo em vista que atualmente vem-se discutindo extensivamente sobre três aspectos extremante relevantes em nossa sociedade: o fenômeno Bullying, a educação socioemocional e as mídias digitais. O Bullying, por ser um problema que ocorre em muitas escolas, e manifestar-se nas mais diferentes formas, desde violência verbal, física, material, moral, social, psicológica e até mesmo virtual, de forma contínua e intencional. Por outro lado, a educação socioemocional, que tem como estratégia promover uma educação de qualidade, que pode melhorar os resultados escolares e que prepara o educando para a vida. Já as mídias digitais, aliadas ao conhecimento, evidenciam uma educação contemporânea e atuante, que potencializa o efeito reflexivo do educando, tornando-o autor do próprio conhecimento. Realizou-se, então, uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com a aplicação de questionários fechados, bem como a produção do videoclipe, com os quinze educandos do nono ano do curso de ensino fundamental. Diante disso, verificou-se que as principais contribuições que a produção de um videoclipe sobre o tema Bullying propiciaram foram a criatividade, a abertura a novas experiências, a sociabilidade, a autoconfiança, o espírito aventureiro, a cooperação, o trabalho em grupo, a previsibilidade, a consistência de reações emocionais frente as dificuldades diárias, a visão crítica sobre o tema Bullying e o entusiasmo na produção do videoclipe. Podese observar que a construção do videoclipe sobre o tema Bullying, além de desenvolver os aspectos socioemocionais dos educandos, promoveu a transformação destes em cidadãos informados, responsáveis e capazes de contribuir para a melhoria da sociedade. ...
Abstract
The present research has, as general objective, to identify the possible contributions that the production of a video clip on Bullying can provide to students of a public school of Santa Cruz do Sul, RS. This theme was chosen considering that, currently, we are discussing extensively about three extremely relevant aspects in our society: Bullying phenomenon, social-emotional education and digital media. Bullying, because it is a problem that occurs in many schools, and manifests itself in the m ...
The present research has, as general objective, to identify the possible contributions that the production of a video clip on Bullying can provide to students of a public school of Santa Cruz do Sul, RS. This theme was chosen considering that, currently, we are discussing extensively about three extremely relevant aspects in our society: Bullying phenomenon, social-emotional education and digital media. Bullying, because it is a problem that occurs in many schools, and manifests itself in the most different forms, from verbal, physical, material, moral, social, psychological and even virtual violence, in a continuous and intentional way. On the other hand, social-emotional education, whose strategy is to promote quality education, which can improve school outcomes and prepare the learner for life. Already, the digital media, allied to knowledge, evidence a contemporary and active education, which enhances the reflective effect of the student, making him the author of the knowledge itself. A quantitative and qualitative research was carried out, with the application of closed questionnaires, as well as the production of the video clip, with the fifteen students of the ninth year of elementary school. As a result, it was verified that the main contributions that the production of a video clip on the subject of Bullying allowed were creativity, openness to new experiences, sociability, self-confidence, adventurous spirit, cooperation, predictability, consistency of emotional reactions to daily difficulties, critical thinking about Bullying and enthusiasm in the production of the video clip. It can be observed that the construction of the video clip on Bullying, besides developing the socio-emotional aspects of the students, promoted the transformation of these into informed, responsible and capable citizens to contribute to the improvement of society. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1951)
This item is licensed under a Creative Commons License
