O uso de mídias na educação e a influência no melhoramento do desempenho escolar
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
The use of media in education and the influence in improving school performance
Assunto
Resumo
Este breve estudo discute sobre o uso de mídias na educação e de que forma pode contribuir para o melhoramento do desempenho escolar dos alunos. Buscando demonstrar que o uso de mídias pode ser um aliado do professor no cotidiano escolar, ajudando-o a melhorar o desempenho dos alunos e a didática em sala de aula, tornando as aulas atrativas e diferenciadas. Verificando a diferença de desempenho usando métodos convencionais como: quadro, textos xerografados, livro didático, e métodos midiáticos ...
Este breve estudo discute sobre o uso de mídias na educação e de que forma pode contribuir para o melhoramento do desempenho escolar dos alunos. Buscando demonstrar que o uso de mídias pode ser um aliado do professor no cotidiano escolar, ajudando-o a melhorar o desempenho dos alunos e a didática em sala de aula, tornando as aulas atrativas e diferenciadas. Verificando a diferença de desempenho usando métodos convencionais como: quadro, textos xerografados, livro didático, e métodos midiáticos e tecnológicos como: vídeo aulas, vídeos educacionais, entre outros. A metodologia que será utilizada para estudo consiste na pesquisa qualitativa, na qual serão cruzados dados de aplicação de atividades em duas turmas diferentes, procedendo da seguinte forma: uma turma vai receber um conteúdo e uma vídeo-aula para assistir (ou outra mídia equivalente), enquanto a outra turma vai receber apenas orientações para pesquisas em livros, e vice e versa. A partir disso será aplicada uma atividade individual na qual os alunos serão avaliados. A intenção é que se identifique qual dos dois métodos funciona melhor, o tradicional ou o com mídias. Além disso, pretende-se criar uma reflexão quanto ao uso das mídias como formas de socializar e ajudar a diminuir os problemas quanto ao acesso aos menos favorecidos. ...
Abstract
This brief study discusses the use of media in education and how it can contribute to the improvement of students' school performance. Seeking to demonstrate that the use of media can be an ally of the teacher in the daily school life, helping him improve student performance and didactics in the classroom, making classes attractive and differentiated. Verifying the performance difference using conventional methods such as: frame, xerografic texts, didactic book, and media and technological meth ...
This brief study discusses the use of media in education and how it can contribute to the improvement of students' school performance. Seeking to demonstrate that the use of media can be an ally of the teacher in the daily school life, helping him improve student performance and didactics in the classroom, making classes attractive and differentiated. Verifying the performance difference using conventional methods such as: frame, xerografic texts, didactic book, and media and technological methods like: video lessons, educational videos, among others. The methodology that will be used for study consists of the qualitative research, in which will be cross-data application of activities in two different classes, proceeding as follows: a group will receive content and a video lesson to watch (or other media equivalent) , while the other group will receive only guidelines for research in books, and vice versa. From this will be applied an individual activity in which the students will be evaluated. The intention is to identify which of the two methods works best, the traditional one or the one with the medias. In addition, it is intended to create a reflection on the use of the media as ways of socializing and help to reduce the problems regarding the access to the less favored ones. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1948)
Este item está licenciado na Creative Commons License