Navegação Teses e Dissertações defendidas na UFRGS por Autor "Luce, Fernando Bins"
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Adequação da escala de Wilson & Vlosky para mensuração de marketing de relacionamento no mercado de bens de capital : um estudo exploratório
Groff, Rubem (2001) [Dissertação]As práticas gerencias de marketing das empresas, em tempos de hipercompetição, têm, cada vez mais, se orientado para o estabelecimento de relações de longo prazo com os consumidores. Fornecedores não mais administram ... -
Adoção de produtos e serviços baseados em tecnologia pelo consumidor : uma avaliação da aplicabilidade da Technology Readiness Index no contexto brasileiro
Souza, Rosana Vieira de (2002) [Dissertação]O estudo do comportamento de adoção de produtos e serviços baseados em tecnologia pelo consumidor tem representado um dos principais desafios para a área de marketing, pois, em meio à intensa proliferação destes produtos, ... -
Análise da indústria de televisão a cabo no Brasil : estrutura competitiva e evolução
Duclós, Rodrigo Modesto Ortiz (1998) [Dissertação]A indústria de TVa cabo está num caminho convergente com o setor de telecomunicações por força dos avanços tecnológicos relacionados à informática. As redes das operadoras de cabo têm a possibilidade de se transformarem ... -
Análise de fatores que afetam o retorno de pesquisas por correio
Souza, Altamir da Silva (1991) [Dissertação]A presente dissertação, realizada junto a uma amostra extraída da lista de assinantes de telefones particulares de Porto Alegre, analisou o efeito de três técnicas de induzimento de respostas dos questionários de uma ... -
Análise dos antecedentes e consequências da rotatividade no cargo de Chief Marketing Officer (CMO)
Oliveira, Daniel Max de Sousa (2023) [Tese]A rotatividade cada vez mais frequente de executivos no cargo de CMO tem chamado a atenção do mercado e da academia, tornando-se um dos temas mais debatidos de marketing nos últimos anos. Diante disso, alguns estudiosos ... -
Análise dos atributos no processo de decisão de compra de notebooks no segmento B2B
Silva, Lucas Guimarães (2017) [Dissertação]Este trabalho objetiva analisar os atributos no processo de decisão de compra de notebooks no segmento B2B. Observa-se que os players que vendem notebooks para o mercado corporativo têm dificuldades para identificar os ... -
Análise do segmento de fast food em Campo Grande, MS : estrutura competitiva e evolução
Tognini, Maurício Pedra (2000) [Dissertação]O segmento de fast food está em expansão e, ao mesmo tempo, sofrendo alterações em seus processos operacionais. Para o estudo do segmento em Campo Grande, MS, é necessária a análise da dimensão nacional do segmento. Essa ... -
Análise estrutural da indústria vinícola no Brasil
Gerchman, Eduardo (1995) [Dissertação]Inúmeros setores de atividades vêm sofrendo alterações significativas nos últimos anos. Este estudo descreveu a estrutura competitiva de um desses setores: o setor vinícola brasileiro. Para isso, foi utilizado uma estrutura ... -
Assimetria de conhecimento : proposta de uma perspectiva teórica para marketing de bens e serviços intensivos em conhecimento
Moura, Luis Cesar Souto de (2011) [Tese]A presente tese constitui-se numa proposta de contribuição teórica para a disciplina de marketing. Defende que, existe uma Assimetria de Conhecimento entre os polos da relação de troca/transação de pacotes de bens e serviços ... -
Bottom-up approach to manage customers, product categories, and brands simultaneously
Silveira, Rodrigo Heldt (2020) [Tese]One of the most relevant marketing objectives is to create value for both to and from customer (Kumar & Reinartz, 2016). In order to create value for customers, marketers develop and manage product categories and brands ... -
Cenários para a indústria editorial brasileira nos próximos cinco anos
Lazzari, Alessandra de (2012) [Dissertação]A indústria editorial brasileira está passando por um momento de transformações. A adoção de tecnologias digitais de leitura e de aprendizagem tende a alterar a estrutura e as operações da indústria, que já vem se modificando ... -
A comunicação organizacional no processo de desenvolvimento de novos produtos : um estudo de caso
Muller Neto, Hugo Fridolino (1998) [Dissertação]Este estudo de caso exploratório propõe um esquema explicativo sistêmico para entendimento da relação da organização com seu ambiente. Nesta visão sistêmica, apresenta o produto como uma resposta da empresa aos estímulos ... -
Condutores do uso de métricas financeiras e de marketing em decisões de Marketing Mix
Trombetta, Matheus Santana (2014) [Dissertação]Ao tomar decisões de marketing mix, o gestor de marketing tem a sua disposição uma grande quantidade de métricas para definição de suas metas e avaliação dos impactos das atividades de marketing. O presente estudo determina ... -
A congruência entre estratégias competitivas e estratégias de comunicação
Rodrigues, Alziro Cesar de Morais (1991) [Dissertação]Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou analisar o relacionamento entre as estratégias competitivas e as estratégias de comunicação adotadas por empresas do Rio Grande do Sul. Enfocando o setor ... -
As conseqüências comportamentais da qualidade em serviços
Vecchi, Artur José Santos (2000) [Dissertação]O estudo da indústria de serviços intensificou-se em anos recentes, principalmente, devido à importância assumida por esse setor na economia mundial. Um dos temas discutidos atualmente refere-se à conceituação e mensuração ... -
O consumo socialmente irresponsável
Vieira, Diego Mota (2006) [Dissertação]Nos últimos anos muito tem se discutido a respeito das responsabilidades sociais das organizações, porém pouco se debateu a respeito da responsabilidade social dos consumidores. A presente pesquisa tem o objetivo de suprir ... -
Cooperação interfuncional no desenvolvimento de novos produtos : a interface marketing-engenharia
Buss, Carla de Oliveira (2002) [Dissertação]A cooperação interfuncional é o calcanhar-de-aquiles do processo de desenvolvimento de novos produtos. Todas as tentativas de diminuir-se o tempo de desenvolvimento impulsionaram cada vez mais o trabalho conjunto das ... -
O Customer equity e a capitalização de mercado no setor financeiro
Lima, Amanda Ferreira de (2012) [Dissertação]Recentes pesquisas no campo do Marketing têm apresentado resultados demonstrando que estratégias baseadas em elevar o Valor Vitalício dos Clientes (CLV) podem ter um impacto positivo no valor ao acionista. Em consequência ... -
O customer equity na indústria de telefonia celular : uma replicação do modelo de Rust et al. (2004) no contexto brasileiro
Keiserman, Bruna (2007) [Dissertação]É crescente, tanto na academia quanto na prática de marketing, o interesse pela mensuração do retorno de investimentos em marketing e pelo cálculo do valor vitalício dos clientes ou customer equity. Recentemente, Rust, ... -
Customer habits in a B2B context : impacts on cash flow level and volatility
Rigon, Filipe (2019) [Dissertação]Hábitos estão presentes em uma grande parte do dia-a-dia das pessoas. À medida que são repetidas ações com resultados satisfatórios em contextos estáveis, as respostas para ações futuras começam a ser ativadas automaticamente ...