Física quântica : uma experiência de ensino e aprendizagem mediado pelo Facebook e YouTube
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Quantum physics : an experience of teaching and learning measured by facebook and youtube
Assunto
Resumo
O presente trabalho buscou investigar as possíveis contribuições das redes sociais digitais para o ensino da Física Quântica na rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo por se tratar de um estudo de caso, contando com a participação do sujeito de pesquisa identificada como aluna S.G. A aluna foi escolhida por demonstrar maior interesse e envolvimento nas atividades propostas através das redes sociais digitais, como o Facebook e o Yo ...
O presente trabalho buscou investigar as possíveis contribuições das redes sociais digitais para o ensino da Física Quântica na rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo por se tratar de um estudo de caso, contando com a participação do sujeito de pesquisa identificada como aluna S.G. A aluna foi escolhida por demonstrar maior interesse e envolvimento nas atividades propostas através das redes sociais digitais, como o Facebook e o YouTube. Os instrumentos e a coleta de dados utilizados foram a entrevista oral, os dados do grupo no Facebook, postagem de atividades e vídeos do YouTube. A análise dos resultados da pesquisa sobre o uso do smartphone, a plataforma do Facebook, o YouTube foram importantes como mediadores no processo de ensino do presente tema. Neste contexto, o celular se torna aliado ao âmbito escolar e ao educador. O uso do smartphone e plataforma Facebook como mediadores no processo educativo necessitaram do tema gerador, física quântica. O tema contextualiza a importância de se estudar física em todas suas teorias e práticas, contribuindo para a construção de equipamentos tecnológicos e o conhecimento em diversas áreas científicas. ...
Abstract
The present work sought to investigate the possible contributions of digital social networks to the teaching of quantum physics in the public network of the State of Rio Grande do Sul. The methodology used was qualitative because it was a case study, counting on the participation of the research subject identified as SG student The student was chosen for demonstrating greater interest and involvement in activities proposed through digital social networks such as Facebook and YouTube. The instru ...
The present work sought to investigate the possible contributions of digital social networks to the teaching of quantum physics in the public network of the State of Rio Grande do Sul. The methodology used was qualitative because it was a case study, counting on the participation of the research subject identified as SG student The student was chosen for demonstrating greater interest and involvement in activities proposed through digital social networks such as Facebook and YouTube. The instruments and data collection were through an oral interview, group data on Facebook (activity posting etc.) and YouTube videos. The analysis of the results of the survey on the use of smartphone, Facebook platform and YouTube were important as mediators in the teaching process of the present theme. In this context, the cell phone becomes allied to the school environment and to the educator. The use of the smartphone and the Facebook platform as mediators in the educational process required the generator theme, quantum physics. This theme contextualizes the importance of studying physics in all its theories and practices, contributing to the construction of technological equipment and knowledge in various scientific areas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License