Representações do feminino : a literatura infantil de guerra aos estereótipos de princesas ocidentais clássicas
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Neste trabalho analisou-se a coleção "A revolução das princesas", cujos livros foram produzidos pela Plan International Brasil e em 2018. O material é composto por quatro livros − “A revolução da Ariel”, “A revolução da Rapunzel”, “A revolução da Aurora” e “A revolução da Cinderela”. O objetivo da pesquisa é analisar as representações do feminino que emergem na literatura contemporânea direcionada a crianças, questionando representações estereotipadas de princesas ocidentais clássicas. Para ess ...
Neste trabalho analisou-se a coleção "A revolução das princesas", cujos livros foram produzidos pela Plan International Brasil e em 2018. O material é composto por quatro livros − “A revolução da Ariel”, “A revolução da Rapunzel”, “A revolução da Aurora” e “A revolução da Cinderela”. O objetivo da pesquisa é analisar as representações do feminino que emergem na literatura contemporânea direcionada a crianças, questionando representações estereotipadas de princesas ocidentais clássicas. Para esse fim, o problema de pesquisa foi resumido da seguinte forma: como se constituem representações do feminino na coleção de livros de literatura infantil "A revolução das princesas"? A partir desse problema, intentou-se saber como cada uma das princesas é representada em posição "revolucionária", como anuncia o título da coleção. A partir dessas obras, são discutidas continuidades e descontinuidades em relação às representações de personagens femininas detectadas entre os contos de fadas clássicos originais e as releituras contemporâneas dessa coleção. Metodologicamente, a pesquisa operou uma análise cultural (MORAES, 2016), a partir da articulação entre contribuições teóricas dos campos dos estudos culturais em educação e dos estudos feministas. Acionam-se conceitos como cultura e representação (HALL, 1997), pedagogias culturais (ELLSWORTH, 2005; ANDRADE, 2016), discurso (FOUCAULT, 2007) e gênero (LOURO, 1995; 1997; 2001; 2004; 2009). Os resultados foram organizados em três unidades analíticas, as quais apontaram que as princesas nos quatro livros da coleção são representadas de três formas que rompem com a representação das princesas clássicas: 1) elas são corajosas e fortes; 2) elas salvam os príncipes; e 3) elas são livres para amar sem casar ao final da história. Portanto, essas seriam as três principais operações discursivas que configuram a coleção como um artefato com uma finalidade explícita de constituir-se como uma pedagogia cultural para educar meninas para a igualdade de gêneros, tirando o feminino da representação usual de subserviência à representação do masculino. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1399)
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