Análise poética através da fotografia : uma visão de perspectiva
dc.contributor.advisor | Machado, Andreia de Bem | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Arlete Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-20T03:44:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199499 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo principal analisar a linguagem poética utilizando a arte de fotografar como recurso pedagógico, interagindo a tecnologia com o processo ensino e aprendizagem, em uma turma de 5º ano, no município de Viamão/RS. A pesquisa baseou-se na experiência da estudante enquanto professora alfabetizadora, percebendo que o gênero literário poético é pouco trabalhado nas turmas mais avançadas do ensino fundamental I. Aliado ao estudo literário, foi utilizado como recurso metodológico a fotografia, por ser uma mídia muito utilizada no cotidiano dos alunos. A pesquisa foi fundamentada em autores como Silva (2012); Tramujas; Antenow (2016); Freitas (2013) e Méllo; Machado (2007). Como resultado principal, pode-se perceber que a literatura é de suma importância no desenvolvimento dos alunos em qualquer fase escolar. Trabalhar com poesias pode contribuir na construção de um sujeito mais crítico, reflexivo e atuante na sociedade. Trazer práticas inovadoras para se abordar um assunto relevante na escola desperta a atenção e o entusiasmo dos alunos. Sendo assim, eles se percebem como sujeitos ativos no processo ensino aprendizagem e tornam-se protagonistas da sua própria aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work has as main objective to analyze the poetic language using the art of photographing as a pedagogical resource, interacting the technology with the teaching and learning process, in a group of 5th year, in the municipality of Viamão / RS. The research was based on the experience of the student as a literacy teacher, realizing that the poetic literary genre is little worked in the most advanced classes of elementary school I. In addition to the literary study, photography was used as a methodological resource, in the students' daily lives. The research was based on authors such as Silva (2012); Tramujas; Antenow (2016); Freitas (2013) and Méllo; Machado (2007). As a main result, one can see that literature is of utmost importance in the development of students in any school stage. Working with poetry can contribute to the construction of a more critical, reflexive and active subject in society. Bringing innovative practices to address a relevant subject at school awakens students' attention and enthusiasm. Thus, they perceive themselves as active subjects in the learning teaching process and become protagonists of their own learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Poetry | en |
dc.subject | Photography | en |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Technology | en |
dc.title | Análise poética através da fotografia : uma visão de perspectiva | pt_BR |
dc.title.alternative | Poetic analysis through photography : a view of perspective | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001101965 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)