Análise poética através da fotografia : uma visão de perspectiva
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Poetic analysis through photography : a view of perspective
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo principal analisar a linguagem poética utilizando a arte de fotografar como recurso pedagógico, interagindo a tecnologia com o processo ensino e aprendizagem, em uma turma de 5º ano, no município de Viamão/RS. A pesquisa baseou-se na experiência da estudante enquanto professora alfabetizadora, percebendo que o gênero literário poético é pouco trabalhado nas turmas mais avançadas do ensino fundamental I. Aliado ao estudo literário, foi utilizado como recurso metod ...
Esse trabalho tem como objetivo principal analisar a linguagem poética utilizando a arte de fotografar como recurso pedagógico, interagindo a tecnologia com o processo ensino e aprendizagem, em uma turma de 5º ano, no município de Viamão/RS. A pesquisa baseou-se na experiência da estudante enquanto professora alfabetizadora, percebendo que o gênero literário poético é pouco trabalhado nas turmas mais avançadas do ensino fundamental I. Aliado ao estudo literário, foi utilizado como recurso metodológico a fotografia, por ser uma mídia muito utilizada no cotidiano dos alunos. A pesquisa foi fundamentada em autores como Silva (2012); Tramujas; Antenow (2016); Freitas (2013) e Méllo; Machado (2007). Como resultado principal, pode-se perceber que a literatura é de suma importância no desenvolvimento dos alunos em qualquer fase escolar. Trabalhar com poesias pode contribuir na construção de um sujeito mais crítico, reflexivo e atuante na sociedade. Trazer práticas inovadoras para se abordar um assunto relevante na escola desperta a atenção e o entusiasmo dos alunos. Sendo assim, eles se percebem como sujeitos ativos no processo ensino aprendizagem e tornam-se protagonistas da sua própria aprendizagem. ...
Abstract
This work has as main objective to analyze the poetic language using the art of photographing as a pedagogical resource, interacting the technology with the teaching and learning process, in a group of 5th year, in the municipality of Viamão / RS. The research was based on the experience of the student as a literacy teacher, realizing that the poetic literary genre is little worked in the most advanced classes of elementary school I. In addition to the literary study, photography was used as a ...
This work has as main objective to analyze the poetic language using the art of photographing as a pedagogical resource, interacting the technology with the teaching and learning process, in a group of 5th year, in the municipality of Viamão / RS. The research was based on the experience of the student as a literacy teacher, realizing that the poetic literary genre is little worked in the most advanced classes of elementary school I. In addition to the literary study, photography was used as a methodological resource, in the students' daily lives. The research was based on authors such as Silva (2012); Tramujas; Antenow (2016); Freitas (2013) and Méllo; Machado (2007). As a main result, one can see that literature is of utmost importance in the development of students in any school stage. Working with poetry can contribute to the construction of a more critical, reflexive and active subject in society. Bringing innovative practices to address a relevant subject at school awakens students' attention and enthusiasm. Thus, they perceive themselves as active subjects in the learning teaching process and become protagonists of their own learning. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License