O texto literário na sala de aula de alfabetização : análise da revista do ensino/RS [1972-1974]
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho partiu do seguinte problema de pesquisa: que práticas pedagógicas de leitura de textos literários na alfabetização eram sugeridas na Revista do Ensino/RS entre os anos 1972 e 1974? A partir desse problema, analisou-se 09 exemplares da Revista do Ensino/RS, tratados conforme a metodologia de análise de conteúdo, inspirada em Bardin (2011). Como referencial teórico, utilizou-se contribuições de Wanderley Geraldi, Luiz Carlos Cagliari e Magda Soares, entre outros, para historicizar o ...
Este trabalho partiu do seguinte problema de pesquisa: que práticas pedagógicas de leitura de textos literários na alfabetização eram sugeridas na Revista do Ensino/RS entre os anos 1972 e 1974? A partir desse problema, analisou-se 09 exemplares da Revista do Ensino/RS, tratados conforme a metodologia de análise de conteúdo, inspirada em Bardin (2011). Como referencial teórico, utilizou-se contribuições de Wanderley Geraldi, Luiz Carlos Cagliari e Magda Soares, entre outros, para historicizar os usos de textos na alfabetização, e contribuições de Maria Helena Câmara Bastos no que se refere à Revista do Ensino/RS como fonte historiográfica na educação. Foram constituídas duas unidades de análise: 1) Valorização do livro como suporte do texto literário; e 2) A Revista do Ensino/RS ampliando o acervo pedagógico da professora. Como resultados, em relação à leitura de textos, percebeuse a predominância de textos literários. Nas práticas relacionadas a esses textos, em síntese, o livro aparece como suporte de grande valor para a realização da leitura desse tipo de texto, embora a Revista também se preocupe em fornecer em suas páginas um repertório de lendas, poesias e histórias narrativas para que as professoras utilizem em sala de aula. Analisando as recomendações da Revista do Ensino/RS para as práticas escolares da leitura na alfabetização, não se percebeu a vinculação destas ao uso de cartilhas, embora eventualmente tenha aparecido anúncios de editoras para comercialização desses materiais. A vinculação entre leitura e cartilhas na alfabetização nas Revistas do Ensino/RS era uma das hipóteses presentes no início da pesquisa, o que não se confirmou. Os dados aqui apresentados mostram um cenário em que alguns discursos já pareciam minar a concepção de língua que dava sentido ao uso didático de textos das cartilhas e da leitura de textos literários clássicos e de linguagem rebuscada. O que se mostrou foi a predominância do uso utilitário e tecnicista de uma variedade de textos literários com finalidades como divulgar repertório regional gaúcho, festas católicas do calendário nacional, símbolos e políticas nacionais do contexto da ditadura civilmilitar vivida na década de 1970 no país. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1438)
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