Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa-ação, sendo a principal fonte de análise as produções realizadas por crianças de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, em contexto de ensino bilíngue,de uma escola privada de Porto Alegre/RS. Teve como característica singular o duplo papel assumido pela pesquisadora, que também era docente da turma participante da pesquisa. Desse modo, a geração de dados pode ser realizada através de sequências didáticas elaboradas pela professora/pesquis ...
Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa-ação, sendo a principal fonte de análise as produções realizadas por crianças de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, em contexto de ensino bilíngue,de uma escola privada de Porto Alegre/RS. Teve como característica singular o duplo papel assumido pela pesquisadora, que também era docente da turma participante da pesquisa. Desse modo, a geração de dados pode ser realizada através de sequências didáticas elaboradas pela professora/pesquisadora e pela professora titular da turma. O objetivo da pesquisa foi identificar e analisara ocorrência de habilidades metalinguísticas na aprendizagem inicial do sistema de escrita por crianças em contexto de ensino bilíngue. Como referencial teórico, foram abordados os conceitos de visão heteroglóssica de língua e bilinguismodinâmico (GARCÍA, 2009), repertório linguístico (BUSCH, 2012), translinguismo (OTHERGUY; GARCÍA; REID, 2015), alfabetização e consciência metalinguística (SOARES, 2016). Através da análise de dados advindos das propostas realizadas nas sequências didáticas, percebeu-se que as crianças possivelmente lançaram mão de habilidades metalinguísticas, empregando as consciências fonológica, pragmática e sintática. Dentre essas, destaca-se a maior ocorrênciada consciência fonológica, mais especificamente, da consciência fonografêmica e grafofonêmica. Também foi possível identificar que as crianças lançaram mão de outras estratégias para realizar a leitura e a escrita de palavras, como memorização, aspectos visuais, rota lexical, translinguismo e intervenções pedagógicas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1441)
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